5/4/21 11:32
Atualizado em 5/4/21 às 13:54

Ouvidoria define manutenção das áreas urbanas

Novacap recebeu mais de 16 mil demandas em 2020. Foram 45 solicitações por dia que entraram no cronograma de serviços executados no DF

Intervenções arbóreas, serviço que inclui podas, ultrapassaram a marca de 82 mil execuções em 2020 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Cidadãos podem registrar as demandas on-line, 24 horas por dia, pelo sistema OUV-DF

A comunidade ajuda a definir a manutenção das áreas urbanas no Distrito Federal. Só em 2020, a Ouvidoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) recebeu 16.535 demandas, pedidos que entraram no cronograma de serviços executados pela empresa pública em todas as regiões administrativas do DF. São 45 solicitações por dia que ajudam o GDF a mapear onde devem ser efetuadas ações como poda de árvores, tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo e roçagem de mato.

Roçagem de mato | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Das 16.535 manifestações, 13.115 representam solicitações de serviços, enquanto 2.925 são relativas a reclamações e 495 correspondem a denúncias, informações, sugestões e elogios. As demandas podem ser registradas 24 horas por dia pelo  Sistema OUV-DF ou pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, ou das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados. A Novacap também tem um atendimento presencial, que está suspenso por causa da pandemia.

A ouvidora Michelly Portela Mattão explica que as demandas são repassadas à companhia pela Ouvidoria do GDF e, a seguir, para o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) ou para o Departamento de Infraestrutura Urbana (Deinfra), dependendo do assunto da manifestação. Além de registrar os pedidos, destaca ela, a ouvidoria acompanha a execução do serviço.

Limpeza de bocas de lobo | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Nós avisamos ao cidadão quando o pedido foi concluído”, explica. “Em até 20 dias, respondemos com a informação de como a demanda foi encaminhada e quando [o serviço] foi executado e mandamos uma resposta adicional em cerca de dois meses.”

Cidade verde

“Podas emergenciais, quando galhos correm o risco de cair sobre carros ou pessoas porque a árvore está morta ou doente, são executadas primeiro” Raimundo Silva, diretor do Departamento de Parques e Jardins

Entre os pedidos, o mais frequente é para poda de árvores – 40% das demandas. Depois, são registradas solicitações para a erradicação de árvores, limpeza de bocas de lobo, roçagem de mato e tapa-buracos . Dessas manifestações, 67% se referem à manutenção de áreas verdes, enquanto 8% correspondem à manutenção de vias e pouco mais de 7% aos serviços de drenagem.

Tapa-buracos e trabalhos de manutenção de vias também fazem parte das demandas atendidas | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O diretor do DPJ, Raimundo Silva, explica que, ao receber uma demanda da Ouvidoria, o departamento encaminha um técnico ao local para uma vistoria. Uma vez comprovadas a necessidade e a urgência da poda, o serviço entra no cronograma do departamento. “Podas emergenciais, quando galhos correm o risco de cair sobre carros ou pessoas porque a árvore está morta ou doente, são executadas primeiro”, diz.

1.000empregos são gerados, atualmente, para operações de poda de árvores

Raimundo diz que cerca de 80% dos trabalhos do DPJ são solicitados pela Ouvidoria, mas ressalta que a população precisa se conscientizar sobre o fato de que nem toda demanda feita termina na realização do serviço. “Às vezes, as pessoas acham que a árvore está muito alta e há a necessidade de poda, mas não tem, ou o contrário – uma árvore tem que ser erradicada, e a comunidade não quer”, pontua. “Todas as nossas ações têm fundamentação técnica”.

Atualmente, cinco empresas, contratadas por licitação, são responsáveis pela poda de árvores em todo o DF, um serviço que emprega cerca de mil pessoas direta e indiretamente. Em 2020, esse trabalho ganhou reforço de equipes e, só em março, aumentou 73,5%. Assim, durante todo o ano, foram realizadas 82.240 intervenções arbóreas em todo DF – aí incluídas podas, erradicações de árvores, retirada de árvores caídas e de galhos caídos etc.