08/04/2021 às 08:31, atualizado em 08/04/2021 às 13:57

Hospital de Base reforça ações de prevenção de acidentes

Iges-DF integra movimento nacional que, neste mês, promove atividades para mostrar a importância da segurança no trabalho

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Iges-DF

O Ponto de Apoio estará na próxima segunda-feira (12) na ala das UTIs do hospital e, a partir do próximo dia 19, na entrada do Centro Cirúrgico | Foto: Divulgação/Iges-DF

Todo cuidado é pouco para que não ocorram acidentes de trabalho nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). É essa a mensagem que está sendo reforçada pela direção da instituição neste Abril Verde, mês em que em todo o país são feitas ações para mostrar a importância da prevenção.

O Hospital de Base (HB) já aderiu ao movimento. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do instituto criou o Ponto de Apoio aos colaboradores e o Mural do Abril Verde, todos voltados para orientar os colaboradores sobre medidas preventivas, especialmente nestes tempos de pandemia.

“Entre os valores do instituto está a segurança de todos os colaboradores”, destaca Caio Oliveira Martines, gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho do Iges-DF. “Por isso, queremos reforçar o valor do trabalho seguro.”

Ponto de Apoio

O Ponto de Apoio, que funcionou até a última terça-feira (6) no pronto-socorro do Hospital de Base, na próxima segunda (12) estará instalado na ala das UTIs do hospital e, a partir de 19 de abril, ficará na entrada do centro cirúrgico.

Ali, os profissionais de saúde recebem máscaras, luvas e capotes. Junto com esses de equipamentos de proteção individual (EPIs), ouvem dicas de como usar e descartar corretamente esses materiais.

Os profissionais podem ainda preencher um formulário on-line para avaliar o atual sistema e sugerir medidas de segurança nas unidades do Iges-DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mural Abril Verde

O Mural Abril Verde está em frente à sala do Sesmt. Ele apresenta as diretrizes da Norma Regulamentadora nº32, que trata de medidas de proteção aos trabalhadores que atuam em estabelecimentos de Saúde. Entre as normas, destacam-se:

* Não reencapar agulhas manualmente;

* Não usar adornos no ambiente hospitalar;

* Não utilizar pias para fins diversos;

* Fazer a paramentação e a desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPIs) da forma correta.

*Com informações do Iges-DF