11/04/2021 às 10:12, atualizado em 01/08/2021 às 00:57

Todas as 32 escolas de Brazlândia passaram por reforma

GDF investiu cerca de R$ 10 milhões para dar mais qualidade de vida a alunos, professores e comunidade escolar

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Escola Classe 5: novas cores dão o tom de uma reforma completa na instituição | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“Era uma escola toda marrom, sem alegria. Agora, com as cores, está com mais vida”. As palavras de Poliane Pereira dos Santos de Souza, diretora da Escola Classe 5 (EC 5) de Brazlândia, mostram como uma nova pintura das paredes pode transformar o ambiente. Assim como aquela unidade escolar, todos os colégios públicos de Brazlândia vêm recebendo melhorias e se preparando para o retorno das aulas presenciais.

[Olho texto=”“A gestão do governador Ibaneis Rocha tem feito algo que é de suma importância para as regionais e para as escolas: está descentralizando as verbas” ” assinatura=”Humberto José Lopes, coordenador regional de Ensino de Brazlândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nessa Região Administrativa (RA), 32 escolas passaram ou passam por algum tipo de reforma ou manutenção, fruto de um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Os recursos são originários do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf) e de emendas parlamentares, além do contrato de manutenção da Secretaria de Educação (SEE). De acordo com a Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia, cerca de 20 mil estudantes estão matriculados naquela região.

O coordenador regional de Ensino de Brazlândia, Humberto José Lopes, comemora: “A gestão do governador Ibaneis Rocha tem feito algo que é de suma importância para as regionais e para as escolas: está descentralizando as verbas e, com menos burocracia, fazendo o dinheiro chegar para que possamos fazer as obras. Isso tem ajudado muito”.

Reforma da EC5

Assim como a pintura externa, as 11 salas de aula da EC 5 foram reformadas e também ostentam cores novas nas paredes, entre elas o laranja e o amarelo. Toda a rede elétrica da unidade foi substituída, o telhado foi reparado para corrigir problemas de vazamento e o novo estacionamento ganhou finalização com piso novo.

Diretora da escola há cinco anos, Poliana de Souza comemora a reforma que está sendo finalizada e relata a ansiedade dos alunos pela volta das aulas presenciais. “Eles vão ficar muito mais animados, principalmente com tudo colorido”, afirma. “Recebemos alguns no portão para entregar os kits de material escolar, e era nítida a alegria.”

Área rural

EC Almécegas também recebeu reformas na quadra esportiva

[Olho texto=”“Por meio dessa transformação, melhorando a estrutura da escola, vamos melhorar também a qualidade do ensino e aprendizado” ” assinatura=”Paulo dos Santos, diretor da EC Almécegas” esquerda_direita_centro=”direita”]

No canto noroeste do DF, a pouco mais de 20 quilômetros do centro de Brazlândia, localiza-se a Escola Classe Almécegas. Com 170 alunos matriculados em oito turmas de ensino integral, a unidade também recebeu melhorias consideradas essenciais para a qualidade de vida dos estudantes e do corpo técnico e docente.

Toda a parte externa foi pintada e, agora, ostenta painéis com desenhos celebrando a diversidade. Além disso, o sistema elétrico e de iluminação foi recuperado. As salas de aula possuem metade das paredes com cerâmica, para evitar mofos e fungos, além de novos quadros brancos. “O ganho é tremendo”, avalia o diretor da EC Almécegas, Paulo dos Santos. “Por meio dessa transformação, melhorando a estrutura da escola, vamos melhorar também a qualidade do ensino e aprendizado”, disse.

[Olho texto=”“É a primeira vez, em 14 anos, que vejo uma reforma desse tamanho ser feita aqui” ” assinatura=”Cristiane Milani, diretora da EC Incra 07″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na Escola Classe Incra 07, as grades e alambrados pintados mostram as mudanças que vêm ocorrendo. Novos cobogós coloridos marcam a entrada dos banheiros, enquanto todo o piso de concreto da parte interna e externa foi remodelado. A quadra poliesportiva começa a receber uma nova pintura com tinta epóxi.

Na EC Almécegas, cobogós coloridos marcam a entrada dos banheiros

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É a primeira vez, em 14 anos, que vejo uma reforma desse tamanho ser feita aqui”, conta a diretora da EC Incra 07, Cristiane Milani. “A escola é o ponto de referência para tudo aqui. Os estudantes estão ansiosos para retornar”, conta. A unidade possui 200 alunos matriculados em 14 turmas, também em regime de ensino integral.