12/04/2021 às 20:29, atualizado em 12/04/2021 às 22:29

Começa a ‘1ª Semana Inspire um Jovem’ dos centros de Juventude

Evento traz casos de sucesso e especialistas para estimular a superação do medo e a busca pela realização dos próprios sonhos

Por AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Evento mostra o uso da internet pelos jovens para abrirem o próprio negócio como alternativa ao desemprego | Foto: Divulgação/Sejuv

Teve início nesta segunda-feira (12), e vai até sexta-feira (16), a 1ª Semana Inspire um Jovem promovida pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv) por meio dos centros de Juventude (CJs). O evento virtual é gratuito e traz palestras de empreendedores de sucesso e especialistas para falar sobre empreendedorismo digital e como transformar sonhos em realidade.

[Olho texto=”“Diante do cenário atual, a internet se tornou algo indispensável, e acredito que temos que usá-la de maneira positiva e agregadora como tem sido feito nos centros de juventude. O curso de empreendedorismo digital é fruto disso” ” assinatura=”Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Conduzido por Raquel Magalhães, professora do curso profissionalizante de Empreendedorismo Digital, o primeiro dia do evento contou ainda com a participação dos profissionais que estão à frente dos CJs; do secretário de Juventude, Kedson Rocha; do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF; e de Renata Oliveira, presidente do Iecap (Agência de Transformação Social)

O grande objetivo da 1ª Semana Inspire um Jovem é trazer casos de sucesso que comuniquem a superação do medo de alcançar os próprios sonhos, entendendo quais recursos podem ser utilizados para ter resiliência e enfrentar as dificuldades que podem surgir no caminho.

Transformação de vida

A presidente do Iecap, Renata Oliveira, disse aos jovens que a 1ª Semana Inspire um Jovem é uma iniciativa que objetiva a transformação de vida. “Pensando sempre na excelência da entrega e reforçando a nossa missão de transformar vidas, diante da pandemia, nós tivemos que migrar para o on-line e graças a Deus conseguimos expandir os atendimentos dos centros de juventude. Esta semana é um reflexo desse crescimento. Aproveitem tudo aquilo que nossos convidados irão compartilhar esses dias e se inspirem para realizar seus sonhos”, declarou.

O secretário de Juventude, Kedson Rocha, destacou a importância de um evento sobre empreendedorismo digital para a juventude em tempos de pandemia falando sobre a importância da reinvenção de cada um. “Assim como muitos aqui, a Sejuv também precisou se reinventar nesse momento que estamos vivendo para que pudéssemos continuar alcançando os nossos jovens”, relatou Kedson.

“Diante do cenário atual, a internet se tornou algo indispensável, e acredito que temos que usá-la de maneira positiva e agregadora como tem sido feito nos CJs. O curso de empreendedorismo digital é fruto disso, assim como esta semana que será muito especial e com certeza vai inspirar os nossos jovens”, acrescentou.

[Olho texto=”“A internet é hoje uma grande aliada para combater o desemprego e precisamos usá-la a nosso favor”” assinatura=”Deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Internet contra o desemprego

Segundo dados trazidos pelo deputado Delmasso e compartilhados com os participantes, o Distrito Federal possui hoje cerca de 430 mil desempregados, sendo 78% jovens.

“Eu tenho certeza de que a principal atividade que vai trazer o combate ao desemprego na nossa capital, é o empreendedorismo. E por que não ser o jovem o dono do próprio negócio e aquele que vai gerar mais empregos? A internet é hoje uma grande aliada para combater o desemprego e precisamos usá-la a nosso favor”, afirmou o parlamentar.

História inspiradora

Com sua história inspiradora e trajetória de sucesso, a empresária Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin, deu início à sua palestra compartilhando um pouco de sua infância, experiência e de como o Sabin se tornou referência.

“Uma menina que nasceu na fazenda, morou até dez anos ali, muito tímida, mas de muita garra. Ao olhar para minha história, percebo que o talento é importante, mas a garra e a paixão pelo que você faz é muito mais. E o Sabin nasceu de um sonho de duas jovens recém-formadas de terem o próprio negócio”, declarou.

Janete falou da importância de inovar e de como essa sempre foi uma característica presente na empresa. “A inovação esteve presente em nossa vida o tempo todo, desde que éramos pequenos, e eu costumo dizer que inovação é você às vezes fazer a mesma coisa, de formas diferentes. Seja qual for o tamanho de sua empresa, você pode ser inovador nela e trazer coisas diferentes para a realidade em que você está vivendo.”

Trabalho de equipe

O Grupo Sabin tem 296 unidades em 53 cidades e seis mil colaboradores, em sua maioria mulheres que inclusive ocupam cargos de liderança, mais de 5 milhões de clientes em 2020 e R$ 1 bilhão de faturamento. E a empresária fez questão de dizer que tudo isso é fruto de trabalho em equipe.

“Não existe um líder sozinho, existe um forte sistema de liderança. Seja qual for o tamanho de sua empresa, invista nas pessoas, não tenha medo de capacitá-las e de promover a felicidade de seus colaboradores. Não tem sentido uma pessoa trabalhar com você, se ela não for feliz. Pessoas felizes produzem mais e melhor”, finalizou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Serviço:

1ª Semana Inspire um Jovem”– 12/4 a 16/4

Próximas palestras:

13/4: Janaína Caputo (treinadora e mentora), às 10h
14/4: Pedro Fernandes (Beiramar Imóveis) e Rodrigo Bindes (empresário e estrategista digital), às 10h
15/4: Luis Fula (Vai Bem Gelados e Look n’ Feel) e Leo Aguiar (Parque Bambolim), às 10h
16/4: Beto Pinheiro (Coco Bambu), às 10h

Plataformas: Ao vivo no Zoom

Inscrições: https://forms.gle/roqVM2tuprMRxEot8

 

*Com informações da Secretaria de Juventude