12/04/2021 às 19:15

Enfermeiros fazem treinamento em ventilação mecânica

Lotados na UPA de Samambaia, profissionais aprimoram os serviços prestados a doentes com coronavírus

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Os sete enfermeiros participantes do curso irão repassar o conhecimento a outros 23 colegas de trabalho | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Sete enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia reforçaram os conhecimentos sobre manipulação de ventilador pulmonar, aparelho que aumenta a capacidade respiratória de pacientes com falta de ar. O objetivo é oferecer um atendimento mais rápido e eficiente a internados com covid-19.

O treinamento na unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) foi dado por fisioterapeutas do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), gerido pela Secretaria de Saúde (SES).

Em uma sala da UPA, a equipe recebeu orientações sobre como identificar a necessidade do uso dos aparelhos, as utilidades de seus botões e a manipulação correta de oxigênio. Os ensinamentos serão repassados por eles aos outros 23 enfermeiros que trabalham no local.

[Olho texto=”A UPA de Samambaia conta com sete ventiladores pulmonares, além de dois aparelhos de retaguarda disponibilizados pelo HRSam em caso de necessidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essa cooperação faz com que nossa equipe esteja ainda mais preparada para atender à demanda de pacientes infectados pela covid-19”, explica a gestora da UPA, Regilane Fonseca.

A UPA de Samambaia conta com sete ventiladores pulmonares, além de dois aparelhos de retaguarda disponibilizados pelo HRSam em caso de necessidade. “Essa ajuda é permitida pelos parâmetros da Central de Regulação de Internações Hospitalares e tem como foco salvar vidas”, ressalta Regilane. “Com isso, não colocamos nenhum paciente em risco.”

Importância dos ventiladores

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também chamados de ventiladores mecânicos, os aparelhos permitem administrar a quantidade de ar necessária que entra e sai dos pulmões de pessoas com insuficiência respiratória. Eles ainda controlam a mistura de gases presentes no corpo humano, como oxigênio e gás carbônico.

A indicação de uso do recurso é medida pelo nível de saturação de oxigênio do paciente, por meio de um aparelho chamado oxímetro. Ventiladores pulmonares são necessários em casos de saturação abaixo de 94%.

*Com informações do Iges-DF