12/04/2021 às 16:19, atualizado em 13/04/2021 às 10:33

Mais 4,5 mil vacinas são agendadas para profissionais de saúde

Vagas para imunizar contra a covid-19 foram preenchidas em menos de uma hora

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Na próxima etapa de vacinação serão agendadas todas as categorias | Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

O agendamento das 4,5 mil doses da vacina contra covid-19 disponibilizadas para os profissionais de saúde que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias, Instituto Médico Legal (IML) e áreas afins foi disponibilizado nesta segunda-feira (12) e durou menos de uma hora para que todas as vagas fossem preenchidas.

“O agendamento acaba rápido porque o nosso site tem a capacidade de fazer até cem agendamentos por minuto. Em 45 minutos, dependendo da quantidade de doses, o agendamento acaba”, explica a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga.

Quem fez o agendamento já está com uma das 4,5 mil doses garantida. A abertura de outro agendamento para as categorias da saúde dependerá da chegada de mais vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde ao Distrito Federal.

[Olho texto=”Na próxima etapa serão agendadas todas as categorias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O agendamento desta remessa foi aberto somente para os profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Biologia, profissionais do IML, técnicos de radiologia, trabalhadores de laboratórios, fiscais sanitários e acadêmicos (estudantes) que estejam fazendo estágio dentro de unidades hospitalares, lidando diretamente com pacientes.

Devido o primeiro agendamento ter tido maior número de alcance em algumas categorias específicas, desta vez o agendamento ficou suspenso temporariamente para os profissionais de Veterinária, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Biomedicina e agentes funerários.

Na última reunião, ficou decidido que seriam agendadas, nesta fase, as categorias que não haviam atingido 30% de agendamento até o momento atual. Na próxima etapa serão agendadas todas as categorias.

[Olho texto=”“Temos que fazer alguns filtros necessários em meio às categorias para garantir que todos sejam vacinados, pois a oferta de vacina ainda é muito pequena”” assinatura=”Christiane Braga, subsecretária de Planejamento em Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Tinham categorias que estavam com 50% de seus profissionais vacinados. A Enfermagem estava com 12%. Tivemos que corrigir essa diferença com a suspensão temporária do agendamento para o avanço de outras categorias”, explica.

De acordo com Christiane, a meta é tentar igualar a vacinação entre todas as categorias, por isso que desta vez foi realizado o bloqueio temporário das categorias que estavam mais adiantadas. Ela acredita que na próxima remessa o agendamento deverá ser aberto para todas as 14 categorias previstas. “Temos que fazer alguns filtros necessários em meio às categorias para garantir que todos sejam vacinados, pois a oferta de vacina ainda é muito pequena”, ressalta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Acadêmicos

A vacinação será liberada para todos os estudantes da área da saúde que estão em campo, fazendo estágio dentro de hospitais, lidando diretamente com pacientes. A lista de estudantes é repassada de acordo com o semestre e grade curricular do aluno, se já está na fase de estágio, por exemplo. A lista com o CPF dos alunos que devem ser vacinados é repassada pela instituição de ensino.

Quando o CPF não consta na base de dados, a pessoa precisa ir até o conselho de sua categoria ou até sua instituição de ensino para verificar sua condição, para eles enviarem à Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde