18/04/2021 às 11:30, atualizado em 18/04/2021 às 15:52

Planaltina terá novo acesso para melhorar vida de 50 mil motoristas

Pista com mão dupla facilitará tráfego nos bairros da região norte, como Horta Comunitária, Setor de Oficinas e Vila Buritis I, II, III e IV

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Com o asfaltamento do trecho, a comunidade de Planaltina ganha mais uma opção de locomoção, diminuindo, assim, o intenso fluxo na Avenida Independência, principal acesso à cidade | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Os moradores de Planaltina vão poder contar com uma nova via de acesso à cidade. Agora, a entrada e a saída para a BR-020 poderão ser feitas pela Quadra 7 do Setor Residencial Norte (Jardim Roriz). As obras de asfaltamento do trecho em torno de 500 metros já começaram. O novo acesso a Planaltina vai beneficiar cerca de 50 mil motoristas que passam pela região.

[Olho texto=”A nova pista terá mão dupla. O asfaltamento do trecho está sendo feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A pavimentação vai desde a BR-020 até a Quadra 7 do Setor Residencial Norte (Jardim Roriz)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O acesso já existia, mas a pista era de terra. Mesmo com as dificuldades para a circulação de pedestres e veículos, moradores do Jardim Roriz e das Vilas Buritis I, II, III e IV utilizavam a passagem para chegar mais rapidamente à cidade.

O administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, comemora, pois a obra é de grande importância para que se concretize a implantação do Setor de Desenvolvimento local. “Será um polo de expansão econômica para atrair empresas e investimentos e gerar empregos. As discussões sobre o projeto já estão bem adiantadas”, explicou.

Opção

Com o asfaltamento do trecho, a comunidade de Planaltina ganha mais uma opção de locomoção, diminuindo, assim, o intenso fluxo na Avenida Independência, principal acesso à cidade.

O acesso asfaltado facilitará também a saída de moradores que vivem em bairros localizados na região norte da cidade, a exemplo da Horta Comunitária, do Setor de Oficinas e Vila Buritis I, II, III e IV.

A nova pista terá mão dupla. O asfaltamento do trecho está sendo feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A pavimentação vai desde a BR-020 até a Quadra 7 do Setor Residencial Norte (Jardim Roriz). O trabalho estará concluído em 60 dias. A próxima etapa será a colocação de postes de iluminação pública.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Moradora do Jardim Roriz, a professora Pollyana Denar, 28 anos, afirma que a estrada, até então de chão batido, sempre foi uma alternativa muito usada entre Planaltina e a BR-020, que vai para Formosa (GO) e demais localidades. “Será muito bom o asfaltamento desse trecho. Vai facilitar o trânsito, ajudar a conservar mais os carros e tornar o local mais seguro”, disse Pollyana.

A região administrativa de Planaltina está localizada a 42 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto. A cidade tem quatro entradas. Além da Avenida Independência, os demais acessos são Estância, Mestre D’Armas e Vale do Amanhecer/Arapoanga.