22/04/2021 às 18:13, atualizado em 23/04/2021 às 07:57

Novo dispositivo móvel será tema de palestra virtual

O evento virtual será transmitido por meio do canal da instituição, no YouTube, a partir das 19h

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O Dispositivo Móvel de Proteção à Pessoa (DMPP), lançado em março deste ano, dentro do programa Mulher Mais Segura, da Secretaria de Segurança do DF (SSP/DF), será o tema da palestra promovida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta quinta-feira (22). O evento virtual será transmitido por meio do canal da instituição, no YouTube, a partir das 19h.

A participação em eventos virtuais como esse é muito importante para ampla divulgação do serviço, recomenda o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “O sistema está funcionando conforme previsto, de acordo com a organização do fluxo de atendimento. Já realizamos, inclusive a primeira prisão de um monitorado que ultrapassou a zona de exclusão, como determinava decisão judicial. Em 15 minutos, o agressor foi preso por policiais militares, após acionamento dos servidores da Diretoria que fazem o acompanhamento dos casos diuturnamente”, relata.

Caminho das Flores

Atualmente, cinco casos encaminhados pelo Judiciário são acompanhados pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas, responsável pelo monitoramento de vítimas e agressores de violência.

A palestra será ministrada pela diretora de Monitoramento de Pessoas Protegidas, Andréa Boanova. “Neste mês de abril, a PCDF deu início a uma jornada de palestras abordando temas relacionados ao enfrentamento à violência contra a mulher. As palestras fazem parte do Projeto Caminho das Flores e integram uma política contínua de atendimento à comunidade. Fomos convidados para falar a respeito da Diretoria, e especialmente, sobre o funcionamento dos novos dispositivos de proteção à vítima”, afirma a diretora.

Violência contra a mulher

O evento é organizado pela Escola Superior da Polícia Civil (ESPC). “A direção da PCDF é muito sensível a essa temática. Desta forma, preparamos essas palestras para todo o mês, inclusive com abordagens voltadas para mulheres trans e as travestis”, explica a diretora da ESPC, Gláucia Cristina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos próximos dias, 27 e 29, serão realizadas palestras “O enfrentamento da violência das crianças vítimas e testemunhas de violência doméstica e familiar” e “O combate da violência doméstica pela PCDF além fronteira”. As palestrantes serão, respectivamente, a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a delegada Simone Silva, e a diretora da ESPC.

*Com informações da SSP/DF