27/04/2021 às 09:16, atualizado em 27/04/2021 às 09:21

Uma viagem na história da Educação

Pesquisa da secretaria divulga histórico de escolas antes da inauguração de Brasília 

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Já pensou nas escolas que foram criadas antes mesmo da inauguração de Brasília? Um histórico dessas construções que ocorreram entre os anos de 1957 e 1960 está disponível no documento Escolas Pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital.

Esse é o segundo volume do estudo A instalação das escolas no Distrito Federal: Década de 1960, publicado em março de 2021.

O conteúdo, organizado pela Secretaria de Educação, faz uma relação das escolas que ainda estão em atividades e aquelas que estão inativas, assim como a história de cada uma.

Por meio de documentos oficiais, é possível conhecer a trajetória de construção da capital em uma perspectiva diferente, que dá voz à história da educação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Brasília, sendo uma cidade com poucos anos de existência quando comparada a tantas outras do Brasil, possui poucos registros dos fatos ocorridos na esfera educacional, se considerarmos os anos precedentes e até mesmo, os posteriores à sua construção”, argumenta a equipe técnica responsável pela publicação do registro.

A ideia do documento é contribuir e incentivar o conhecimento sobre o início do sistema educacional público da capital.

* Com informações da Secretaria de Educação