02/05/2021 às 19:10, atualizado em 02/05/2021 às 22:50

Debate aberto sobre mapas dos riscos socioambientais

Geoportal pode ser usado para identificar os problemas que afetam áreas urbanas e rurais do DF

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

A última reunião da série Encontros para Pensar o Território será promovida na próxima quarta-feira (5), às 18h30, em uma sessão pública virtual organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Desta vez, o tema será “A importância da participação social no mapeamento de ameaças socioambientais”.

A ideia é promover de maneira colaborativa a identificação dos fatores que ameaçam o equilíbrio ecológico e social dos ambientes urbanos e rurais. Para auxiliar nessa identificação, a população pode acessar o Geoportal da Seduh, na aba “Aplicações”, em “Serviços Públicos”, e marcar nos mapas as principais ameaças socioambientais que afetam sua comunidade, como erosões, alagamentos e ocupações irregulares.

Relatório da Codhab mostra grande erosão em terreno localizado na região do Sol Nascente/Pôr do Sol | Foto: Divulgação/Codhab

O assunto foi escolhido por votação popular e faz parte do eixo temático Território Resiliente. Esse é um dos oito eixos que norteiam a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), instrumento essencial para a política territorial do Distrito Federal.

O objetivo da série é incentivar a participação popular na revisão do Pdot. Por isso, esse evento também  terá acesso aberto na internet a toda a população do Distrito Federal, sem necessidade de inscrição prévia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Encontros para Pensar o Território

  • Data e horário: quarta-feira (5), às 18h30, no  portal do Pdot, disponível no dia do evento.
  • Tema: A importância da participação social no mapeamento de ameaças socioambientais.

*Com informações da Seduh