03/05/2021 às 17:41, atualizado em 04/05/2021 às 15:58

Centros de Juventude fazem arte sobre os desafios da pandemia

Evento da Sejuv provou que os alunos das oficinas podem ser protagonistas de suas histórias

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

A II Semana Cultural Casulo dos Centros de Juventude (CJs), concluída neste fim de semana, foi marcada pela apresentação de cinco trabalhos produzidos por 73 alunos das oficinas de teatro promovidas pelos próprios CJs, que são ligados à pasta do segmento, a Secretaria de Juventude (Sejuv). Como resultado, o evento estimulou reflexões sobre a pandemia, como o curta-metragem A Cura e o documentário Não É Sobre o Fim.

Na abertura, os alunos do Módulo I apresentaram Fragmentos de Shakespeare – Romeu e Julieta, com metalinguagem, recurso em que se fala da própria linguagem usada na comunicação. Assim, mostraram os desafios de fazer teatro na pandemia de forma on-line. Os telespectadores se viram em várias cenas do dia a dia durante a crise causada pela covid-19.

No segundo dia de evento, os alunos do Módulo II foram desafiados a ampliar suas pesquisas para variados autores e obras, que foram desde a Grécia antiga até a contemporaneidade, para exercitar a criatividade e o desenvolvimento com a Mostra Interna de Monólogos – MIM.

Um dos trabalhos da II Semana Cultural foi A Cura, com reflexões sobre  o que realmente todos precisam e buscam | Foto: Divulgação/Sejuv

[Olho texto=”A trama de A Cura abre caminho para várias reflexões sobre sentimentos e comportamentos vivenciados na crise provocada pelo novo coronavírus” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A busca

Já no terceiro dia da Semana Cultural, os alunos do Módulo III exploraram o audiovisual, criando seu próprio roteiro, provocando o imaginário do público com o curta-metragem A Cura.

O desenrolar da trama abriu caminho para reflexões sobre o contexto que estamos vivendo de pandemia. O curta foi além, e instigou o telespectador a pensar qual de fato é a grande “cura” que todos precisam e buscam.

A turma do Módulo IV trouxe a Desmontagem Cênica no quarto dia de apresentações. A exibição abordou os processos de criação durante a passagem por todos os módulos das oficinas de teatro. Nessa dinâmica, os jovens destacaram a jornada de pesquisa, refletindo sobre o que fica de cada cena, de cada personagem e daquilo que não foi dito.

II Semana Cultural debateu os desafios de fazer teatro na pandemia e de forma on-line | Foto: Divulgação/Sejuv

[Olho texto=”O documentário Não É Sobre o Fim contou a trajetória do grupo que conhece e reconhece no teatro lembranças e valores que levarão para toda a vida” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Não é o Fim

Fechando com chave de ouro, o documentário Não É Sobre o Fim contou a história dos jovens do Coletivo Artístico CeinCena que concluíram o último módulo do curso, encerrando sua passagem pelas oficinas de teatro dos CJs.

Com depoimentos emocionantes, trechos de apresentações e de aulas antes da pandemia, o documentário contou a trajetória do grupo que reconhece no teatro lembranças e valores que levarão para toda a vida.

Durante a semana, logo após cada exibição, todos eram convidados a compartilhar suas experiências e interagir com o elenco em um bate-papo no zoom.

Arte e superação

De acordo com o secretário da Juventude, Kedson Rocha, “o teatro foi apenas um caminho, uma ponte, que permitiu a esses 73 jovens superar seus limites e, como mencionado várias vezes por eles mesmos, eles passaram a acreditar em si e de que são capazes.”

Para alguns, o limite era a tecnologia, a internet, o cenário, a edição ou simplesmente decorar o texto. Mas, para muitos, era a timidez, a insegurança, o medo da crítica, do fracasso que por vezes os fizeram pensar que não eram bons o suficiente e que não deveriam estar ali.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mas, como em todo bom espetáculo, houve interessantes personagens e reviravoltas. Eles assumiram o protagonismo e cederam à arte a narrativa de suas histórias.

Com uma programação desenhada e pensada por jovens e para jovens, todas as apresentações da II Semana Cultural dos CJs estão disponíveis no canal do Iecap – Agência de Transformação Social no YouTube.

*Com informações da Secretaria de Juventude