04/05/2021 às 18:52, atualizado em 04/05/2021 às 22:36

Conselheiros tutelares recebem mais 200 computadores

Por meio do programa Reciclotech, iniciativa da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação recebe e recupera aparelhos tecnológicos

Por Agência Brasília* | Edição: Abnor Gondim

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, entregou nesta quarta-feira (4) mais 200 computadores para conselheiros tutelares dos conselhos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A entrega foi feita na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama.  É mais um resultado obtido pelo Reciclotech, um programa de inclusão digital desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti).

A nova doação soma-se aos 50 computadores entregues também a conselheiros tutelares na semana passada. O Reciclotech visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia por meio de recondicionamento e doações de aparelhos.

O titular da Secti, Gilvan Máximo, entrega mais um computador: já são 250 doados aos conselheiros tutelares | Foto: Divulgação / Secti

[Olho texto=”“O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente e sustentável” ” assinatura=”Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cidade sustentável

O Reciclotech também atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva. Trabalha ainda a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia.

“O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente e sustentável”, afirma  Gilvan Máximo. “Somos a única usina de reciclagem da América Latina”, complementa, citando que já foram instalados 43 pontos de entrega voluntária (PEVs), organizadas 22 caravanas e arrecadadas cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Drive-thru

A Secti também executa ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas do DF por meio do Reciclotech Drive-thru, que recolhe materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico são reciclados e doados a escolas, bibliotecas para suprir o deficit daqueles alunos que não têm como acessar os conteúdos de educação on-line disponibilizados pelo governo.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação