05/05/2021 às 20:33, atualizado em 05/05/2021 às 22:55

BRB, Detran-DF e Huawei inauguram espaços no Biotic

Início do funcionamento de empresas no Parque Tecnológico de Brasília estimula desenvolvimento e inovação no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC realiza, nesta quinta-feira (6), três inaugurações na cidade digital, ambiente que abriga o BioTIC, entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília: o centro de inovação do BRB, o centro de inovação do Detran-DF e o escritório de negócios da Huawei.

A ocupação do Parque é um dos esforços do governo atual em trazer para o BioTIC empresas das áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia e Telecomunicações, conforme o novo formato proposto para o local, além de aproveitar o ambiente inovador e sustentável favorável à inovação para aprimorar a tecnologia de instituições governamentais. O evento será realizado às 9h30, no edifício de governança do Parque.

[Olho texto=”“Este é um projeto com grande potencial para mudar a matriz de desenvolvimento do DF, ao fomentar a indústria local de tecnologia e inovação. Com essa parceria, buscaremos melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, e oferecer as melhores soluções para os nossos clientes e toda a população do DF”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O BioTIC é uma subsidiária integral da Terracap, com terreno de 1,2 milhão de m², idealizado para abrigar empresas e gerar centenas de empregos, atraindo profissionais altamente qualificados. Portanto, trazer três empresas renomadas é dar vida e continuidade a um dos maiores projetos do Distrito Federal, capaz de mudar em definitivo a vocação econômica da cidade”, diz o presidente da Terracap, Izidio Santos.

Para o presidente da Biotic S.A., Gustavo Dias Henrique, a inauguração destes ambientes no Parque Tecnológico BIOTIC visa trazer uma dinâmica estratégica para o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e inovador no estado do Distrito Federal, “proporcionando sinergia entre governo, empresas e startups, fomentando o empreendedorismo e a geração de novos negócios, impactando diretamente na geração de emprego e renda do Distrito Federal”.

O BRB

No Parque, o Banco de Brasília instala o BRB Centro de Inovação Tecnológico, o BRB Lab. O objetivo é estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, buscar novas tecnologias e soluções voltadas para o sistema financeiro, governo e cidadãos.

O BRB Lab será a sede do Programa de Inovação Aberta do BRB, que ocorrerá em parceria com startups selecionadas por meio de edital, lançado com a Plug and Play, uma das maiores aceleradoras de startups do mundo, em busca de soluções de mercado para acelerar a estratégia digital do BRB em experiência do cliente, eficiência operacional, soluções para o governo, produtos de seguridade e meios de pagamento.

“Este é um projeto com grande potencial para mudar a matriz de desenvolvimento do DF, ao fomentar a indústria local de tecnologia e inovação. Com essa parceria, buscaremos melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, e oferecer as melhores soluções para os nossos clientes e toda a população do DF”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

[Olho texto=”“É disso que o Departamento de Trânsito necessita: olhar para o futuro, pensar como será o trânsito daqui a 10 ou 20 anos. E para isso precisamos nos antecipar”” assinatura=”Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Detran-DF

Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal sediará, no ambiente do Parque, o Centro de Inovação Tecnológica – CITDetran. A nova instalação do Detran irá abrigar uma parte da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) que terá como prioridade construir uma agenda de desenvolvimento tecnológico voltada, exclusivamente, para pensar o trânsito da capital para as próximas décadas, de forma inovadora e estratégica.

No local, será o centro de criação de soluções que irão transformar o dia a dia do trânsito. “É disso que o Departamento de Trânsito necessita: olhar para o futuro, pensar como será o trânsito daqui 10 ou 20 anos. E para isso precisamos nos antecipar”, declarou Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF, que quer desenvolver novas tecnologias o mais rápido possível para enfrentar o trânsito cada vez maior e mais complexo do Distrito Federal.

A Huawei

Além dos Centros de Inovação do BRB e do Detran, será inaugurada no BioTIC uma sala de reunião para videoconferências com cobertura de rede móvel 5G da Huawei – trata-se da primeira sala de reuniões 5G da empresa chinesa no Brasil. O sinal da tecnologia móvel de quinta geração da Huawei está disponível no Parque Tecnológico de modo permanente desde julho de 2020.

Este laboratório 5G no BioTIC tem por objetivo habilitar startups e empresas a desenvolverem aplicações que utilizam o que a tecnologia traz de melhor: alta velocidade e baixa latência, o que possibilita a criação de soluções para problemas existentes nas principais verticais econômicas do país.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“No Brasil há 23 anos, a Huawei participa ativamente da transformação digital do país, desde a implementação do 3G até o 4.5G. Com o sinal ativo da nova tecnologia no Biotic desde o ano passado, queremos fomentar o desenvolvimento de aplicações baseadas no 5G por empresas e startups da região. Estamos felizes em participar de mais uma inauguração no Biotic e gostaríamos de convidar todas as organizações interessadas em fazer parte da revolução digital que está por vir com a chegada do 5G”, afirma Atílio Rulli, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.

*Com informações da Terracap, BRB e Detran-DF