05/05/2021 às 20:28, atualizado em 05/05/2021 às 20:51

“Sonhar Brasília” é lançado no Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicação traz textos de autores de oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e estará disponível também em formato digital

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial da Língua Portuguesa, foi lançado o livro infanto-juvenil “Sonhar Brasília”, uma colaboração entre a Unesco, o Instituto Camões, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Escritório de Assuntos Internacionais do GDF (EAI). O livro foi elaborado ao longo de 2020 e se destina às escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. A distribuição será feita assim que as condições sanitárias e de saúde permitirem.

Colaboraram com a publicação oito nações que fazem parte da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa

Segundo dados citados por Marlova Noleto, representante da Unesco no Brasil, o português representa hoje a 5ª língua mais falada do mundo, presente em nove países e em quatro continentes. “O Português é a quinta língua mais usada na internet. Com 265 milhões de falantes, é um dos idiomas mais difundidos no mundo, deixando sua marca nos países e pessoas”.

O secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, conta que viveu quatro anos em Brasília e, nas palavras dele, guarda excelentes recordações. “Nunca se falou tanto o português como atualmente, e creio ter a ver com dois fatores: a dimensão geográfica do Brasil e as independências africanas dos Estados-membros fundadores da CPLP, que se apropriaram do português como língua nacional”, disse.

A publicação traz obras – entre textos e ilustrações – de artistas de oito nações que fazem parte da CPLP. Os textos ficaram a cargo de João de Melo (Angola), Conceição Freitas (Brasil), Vera Duarte (Cabo Verde), Jorge Luís Mendes (Guiné-Bissau), Bienvenido Ebang Otogo Obono (Guiné Equatorial), Mia Couto (Moçambique), José Luís Peixoto (Portugal) e Tino Freitas (Brasil/Timor-Leste). As ilustrações foram assinadas por Nelo Tumbula (Angola), Toninho Euzébio (Brasil), Davide Luís Mendes (Guiné Bissau), Daniel Esteves Moreira (Portugal) e Mariano da Cruz Santa (Timor-Leste).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Daniela Solano, estudante do 8º ano do CEF 19 de Taguatinga, destacou que as ilustrações nos instigam a ler o livro, e conta o que mais gostou: “As curiosidade sobre os países de língua portuguesa me fizeram aprender muito. As histórias são legais e estimulam a imaginação. Ler o livro fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela nossa cultura e nossa língua, que é muito rica”, contou.

Convidados a participar por meio das embaixadas dos países de língua portuguesa em Brasília, os representantes estrangeiros lançaram um olhar multicultural sobre nossa cidade, presenteando os leitores com impressões verbais e gráficas sobre a capital do Brasil, que, em 2021, celebra 61 anos desde sua inauguração.

“O convite foi uma surpresa. Eu nunca havia escrito uma história infanto-juvenil. Foi um desafio que eu aceitei, um pouco receoso, porém animado” relatou João Melo, escritor angolano que contribuiu para a publicação. “Estamos vivendo um momento atípico, por essa razão não pudemos comemorar
os 60 anos da capital como ela merece. Esse projeto vem justamente para acalentar esse sonho que se plantou aqui, e alcançou esse objetivo”, complementou Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.

Daniela Solano disse que as curiosidades sobre os países fizeram com que ela aprendesse muito | Foto: Divulgação/EAI

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do DF, Renata Zuquim, a publicação é uma celebração à língua-mãe dos países e tem um papel importante: “O livro é uma forma de conectar as crianças às culturas dos outros países que compartilham da nossa língua”, afirmou.

Fazendo alusão ao aniversário da cidade, mote do lançamento do livro, José Chantre D’Oliveira, embaixador de Cabo Verde, afirmou que não é só Brasília que está de parabéns. “Estão também de parabéns os autores, que produziram trechos tão leves e sóbrios como os pequenos passos que as crianças brasilienses vão experimentando sobre a grama dos espaços verdes da cidade”, disse.

O lançamento foi transmitido no canal Youtube Unesco em Português e está disponível para ser assistido. O livro estará disponível também em formato digital nos sites das entidades colaboradoras do projeto, entre eles, o do EAI.?

*Com informações do EAI