07/05/2021 às 09:24, atualizado em 07/05/2021 às 11:03

Fiscalização autua 1.162 condutores nas vias do aeroporto

Irregularidades foram flagradas por meio do videomonitoramento, implantado em 5 de abril

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Desde que foi iniciado o videomonitoramento da circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília, em 5 de abril, 1.162 condutores foram flagrados pelas equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) cometendo infrações que comprometem a fluidez e a segurança do tráfego no local.

Entre as irregularidades flagradas, estão o desrespeito às sinalizações de proibido estacionar (1.095) e proibido parar e estacionar (48), estacionar ao lado de outro veículo (14), estacionar sobre faixa de pedestres (3), parar sobre faixa de pedestre (1) e estacionar sobre marcas de canalização (1).

O videomonitoramento é resultado de uma parceria com a Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Lúcio Lahm, a grande quantidade de infrações cometidas é preocupante, pois mostra que os condutores não estão descumprindo regras básicas de trânsito. “Também temos visto que alguns condutores não entendem a diferença entre parar e estacionar, permanecendo em seus veículos enquanto aguardam o passageiro, mas isso é considerado estacionamento e não parada. É necessário que haja uma mudança de comportamento: os passageiros devem esperar o motorista e não o contrário”, explica o diretor.

De acordo com a legislação, considera-se parada a imobilização do veículo pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. O que exceder a isso é estacionamento e configura infração de trânsito mesmo em locais onde é permitido parar. Também é importante observar que, em alguns locais, é proibido até mesmo parar, de acordo com a sinalização.

Videomonitoramento

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Detran implantou um centro de controle onde os agentes têm acesso às imagens do trânsito em tempo real para proceder à fiscalização remota, aplicando penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.

O videomonitoramento é resultado de uma parceria com a Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região.

* Com informações do Detran-DF