10/05/2021 às 20:06

GDF vai produzir guia voltado para o público LGBT

Secretarias de Justiça e de Turismo farão material didático que será direcionado a instituições e turistas estrangeiros e brasileiros

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Turismo será responsável pela elaboração e publicação do Guia Friendly LGBT. O guia será direcionado a instituições e turistas LGBT estrangeiros e brasileiros, assim como familiares, amigos, cônjuges e acompanhantes. E, ainda, pessoas jurídicas voltadas ao comércio e turismo, além de instituições públicas. A medida (Portaria Conjunta Nº 03) foi publicada no Diário Oficial do GDF.

O Guia Friendly será desenvolvido pelas duas pastas responsáveis pelas pautas LGBT e turismo, respectivamente, e pela importância do segmento na economia brasileira e global. Entre os objetivos estabelecidos para a realização do trabalho, estão a promoção de ações de sensibilização e articulação com atores estratégicos relacionados ao tema Turismo LGBT.

v

Poderão ser convidados para as reuniões representantes de órgãos e entidades privadas e da administração pública, bem como pessoas físicas com conhecimento da temática LGBT relacionadas ao Turismo | Foto: Divulgação/Sejus

Com informações para o trade turístico, o guia trará, ainda, orientações para hotéis, agências de viagens especializadas em congressos, transportadoras aéreas, marítimas e terrestres, preparando-os para bem receber os integrantes do segmento LGBT. Além disso, terá indicação dos destinos pré-determinados e como os receptivos devem atuar, assim como o setor gastronômico e outros equipamentos voltados ao turismo.

[Olho texto=”“A elaboração do guia voltado ao público LGBT é relevante e didática, não só para o público-alvo, mas, principalmente, para quem não conhece a temática. Todas as formas de combater violência, seja por meio de parcerias ou por efetivação de políticas públicas, que garantam os direitos de homens e mulheres LGBT, são válidas e necessárias”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dados do IBGE de 2020 apontam que a população formada por pessoas lésbicas, gays e bissexuais autodeclaradas, alcança, em média, 10%, sem contar as pessoas trans, dentre outras nuances de gênero e sexualidade. Assim, somando as identidades não catalogadas, a população LGBT é composta de, no mínimo, 10% da população. Existem, assim, no mínimo, quase 22 milhões de pessoas LGBT no Brasil, número expressivo para o comércio e o turismo.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca que a parceria com a Secretaria de Turismo é muito importante. “A elaboração do guia voltado ao público LGBT é relevante e didática, não só para o público-alvo, mas, principalmente, para quem não conhece a temática. Quando oferecemos a oportunidade de conhecimento e levamos informação para a população, reduzimos as chances de violações de direitos, de agressões e de homofobia, que têm afetado constantemente as pessoas LGBT. Todas as formas de combater violência, seja por meio de parcerias ou por efetivação de políticas públicas, que garantam os direitos de homens e mulheres LGBT, são válidas e necessárias”, afirmou.

Viajantes

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o público LGBT corresponde a 10% dos viajantes do planeta. Só nos Estados Unidos estima-se que o setor movimente cerca de US$ 65 bilhões a cada ano. Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a elaboração da portaria conjunta demonstra o esforço do GDF em promover cada vez mais políticas públicas inclusivas. “Brasília é a capital de todos os brasileiros. E nada mais importante do que oferecermos a melhor experiência, de forma qualificada, para todos os segmentos. A elaboração dessa portaria conjunta com a Secretaria de Justiça reforça e consolida o esforço do nosso Governo em implementar políticas públicas voltadas para a promoção da hospitalidade e prestação de serviços, especialmente por meio do Guia Friendly LGBT. Desejamos oferecer serviços e experiências cada vez melhores a todo esse segmento”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Poderão ser convidados para as reuniões representantes de órgãos e entidades privadas e da administração pública, bem como pessoas físicas com conhecimento da temática LGBT relacionadas ao Turismo. Dentre as competências estabelecidas à Sejus, a secretaria deve participar das reuniões, por meio de seus representantes; decidir sobre a metodologia aplicada nas ações decorrentes da Portaria Conjunta; manter permanente contato com a Secretaria de Turismo para acompanhar e dar suporte técnico; e dar suporte no que se refere à temática LGBT, por meio de sua área técnica.

À Secretaria de Turismo fica estabelecido que deve dar suporte no que se refere à temática “turismo”, por meio de suas áreas técnicas; definir, em conjunto com a Secretaria de Justiça, conteúdos que poderão ser inseridos no Guia Friendly LGBT; produzir material publicitário direcionado aos públicos; e promover a divulgação da Portaria.

 

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania