11/05/2021 às 11:57, atualizado em 11/05/2021 às 16:52

Nova passarela instalada na Quadra 1 do Park Way

Governo reforma estrutura metálica que estava deteriorada e colocava em risco a segurança de centenas de pedestres

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A passarela da Quadra 1 do Park Way já está pronta e segura para atender a comunidade. A passagem foi toda recuperada por meio de um trabalho conjunto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da administração da cidade, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Recém-instalados, obstáculos para carros deixam clara a função da passarela: é para pedestres, exclusivamente | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

[Olho texto=”“Temos de garantir o direito de ir e vir desses moradores” ” assinatura=”Maurício Tomaz, administrador do Park Way” esquerda_direita_centro=”direita”]

A estrutura de 16 metros de extensão havia sido interditada pela Defesa Civil por apresentar risco de queda. O local, por onde passam cerca de 200 pessoas diariamente, liga o Setor de Chácaras da Quadra 1 ao Guará. Agora, está tudo novinho, pintado de amarelo e mais seguro para os moradores.

Segundo a comerciante Dayse Fabris, 50 anos, a passarela é o único acesso usado pelos moradores. Após a reforma, garante ela, todos se sentem mais tranquilos. “Passam pela ponte crianças pequenas que vão andando para escolas, trabalhadores e chacareiros. Estava tudo muito enferrujado; que bom que nos ajudaram aqui!”, valoriza.

O administrador do Park Way, Maurício Tomaz, destaca que o problema foi detectado durante vistorias feitas por sua equipe. “O setor ali tem mais de 30 residências, e temos de garantir o direito de ir e vir desses moradores”, explica.

Forças somadas

As treliças metálicas que compõem a lateral da passarela foram doadas pelo DER. A Novacap executou as reformas necessárias das estruturas, assim como a pintura. A administração regional, por sua vez, contribuiu com mão de obra para reforçar as equipes. Em um mês, a passagem foi restaurada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Construída para o trânsito de pedestres, a passarela era usada eventualmente por veículos, o que também comprometeu sua estrutura. “Colocamos um obstáculo para impedir a passagem de carros, pois não é essa a finalidade. Fizemos laterais mais altas, reforçamos o piso e a devolvemos em ótimas condições”, explica o técnico Aires Soares, da Diretoria de Urbanização da Novacap.

A exemplo dessa travessia no Park Way, a Novacap trabalhou recentemente em duas passarelas no Sol Nascente/Pôr do Sol. Uma fica na Chácara 126, sobre o Córrego do Meio; a outra, na Chácara 94, é utilizada frequentemente pelos moradores dos trechos 1 e 2. Ambas foram erguidas.