12/05/2021 às 13:48, atualizado em 12/05/2021 às 19:42

Inaugurado Complexo Viário Governador Roriz

Conjunto de 23 viadutos, 4 pontes e investimento de R$ 220 milhões beneficia 100 mil motoristas/dia; nova estrutura reduz tempo de viagem em até 55%

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Quando cheguei ao governo, a expectativa de entrega dessa obra era muito distante, para depois do meu mandato. Nós apertamos as empresas, apertamos o financiamento e conseguimos entregar com dois anos de antecipação” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha ” esquerda_direita_centro=”direita”]

A inauguração do Complexo Viário Governador Roriz, nesta quarta-feira (12), foi um marco histórico para o DF. O conjunto de pontes e viadutos que formam a Ligação Torto-Colorado e o Trevo de Triagem Norte homenageia o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz, conhecido por ser um grande executor de obras. Em todos os discursos e conversas, não houve uma pessoa sequer que deixasse de lembrar o ex-gestor.

A cerimônia reuniu familiares e amigos do político falecido em 2018, além de membros do atual governo, responsáveis por fazer a obra ser adiantada e finalizada em dois anos de gestão, enquanto os trabalhos estavam previstos para se alongar por mais dois anos.

O governador Ibaneis Rocha citou a importância de Roriz ao comentar a inauguração do complexo viário. “Governar o DF é uma missão que nos alegra muito e nos deixa felizes todos os dias”, disse. “Fazer política como nós estamos fazendo, como a senhora [referindo-se a Maria de Lourdes Abadia] e o Roriz fizeram, é transformar a vida dos outros pelo nosso trabalho. Quando cheguei ao governo, a expectativa de entrega dessa obra era muito distante, para depois do meu mandato. Nós apertamos as empresas, apertamos o financiamento e conseguimos entregar na data de hoje, com dois anos de antecipação.”

Weslian Roriz agradece ao governador Ibaneis Rocha a homenagem feita pelo GDF ao ex-governador | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ao citar mais de 200 obras de infraestrutura em andamento, Ibaneis Rocha ressaltou: “O DF não precisa viver no atraso e no abandono. Pode ser uma cidade que tem futuro – futuro que foi plantado por JK [Juscelino Kubitschek], regado por Roriz e todas as lideranças que o acompanharam”.

Obra concluída: empreendimento, que gerou 770 empregos, representa uma evolução para todo o DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

As homenagens a um dos principais nomes da política do DF fazem jus à grandiosidade da obra. São 28 km de vias, 14 km de ciclovias, 23 viadutos e quatro pontes, 770 empregos gerados e investimento de R$ 220 milhões originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento (Terracap). A obra beneficia mais de 100 mil motoristas e representa uma redução de mais de 55% no volume de trânsito.

Para a viúva de Joaquim Roriz, Weslian Roriz, a homenagem é grandiosa. “Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por ter reconhecido que o meu marido trabalhou muito por Brasília”, declarou. “Ele era um apaixonado por fazer obras. O Complexo Viário ficou muito bonito e faz jus ao nome dele”.

[Olho texto=”“A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui” ” assinatura=”Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ex-vice-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia relembrou os tempos de atuação com Roriz: “Me sinto emocionada de ter sido companheira de luta de Roriz, uma pessoa que o povo não esquece. Construir pontes é melhor do que destruí-las; e construí-las, governador Ibaneis, o senhor tem feito muito bem. O senhor foi muito feliz em prestar essa homenagem sincera ao governador Roriz”.

Qualidade de vida

Diretor-geral do DER-DF – órgão responsável pela grandiosa obra –, Fauzi Nacfur Júnior lembrou da economia de tempo no trânsito que os moradores passam a ter com o complexo totalmente liberado.  “É uma obra de dimensão que a cidade merece; e, com isso, o governador Ibaneis Rocha melhora muito a vida da cidade na Saída Norte”, pontuou. “A gente reduz o tempo no trânsito e traz qualidade de vida aos moradores.”

Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, avaliou o desenvolvimento da região e lembrou que o conjunto de viadutos e pontes atendem ao crescimento urbano. “Brasília, no passado, sempre investiu na parte sul, sudeste da cidade, e deixou muito esquecida a parte norte”, disse. “Esse complexo viário vem para corrigir isso. A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui”.

A via de passagem que representa a última obra da Ligação Torto-Colorado, onde ocorreu a cerimônia, recebeu o nome de um servidor do DER-DF: Viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, falecido em agosto de 2020, vítima das complicações causadas pela covid-19. A esposa de Antônio, Maria Isabel de Jesus Gomes, esteve no evento para representar a família do homenageado.

Confira, a seguir, as obras em andamento ou a serem feitas, citadas pelo governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do Complexo Viário Governador Roriz.

  • Construção da segunda entrada de Sobradinho
  • Viaduto que vai interligar a entrada de Planaltina/DF e de Planaltina/GO
  • Sete unidades de pronto atendimento (UPAs) em construção
  • Hospital modular do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com 102 leitos, a ser entregue em dez dias
  • Viaduto do Recanto das Emas em construção
  • Liberação, em breve, da licitação do viaduto do Riacho Fundo
  • Liberação, também em breve, da licitação do viaduto do Itapoã/Paranoá
  • Duplicação da DF-250
  • Reforma da Avenida Principal do Paranoá
  • Feira do Itapoã.