12/05/2021 às 20:33, atualizado em 12/05/2021 às 21:33

Robô Iza vai agilizar atendimento público nas ouvidorias

Recurso de inteligência artificial foi apresentado durante a V Semana de Controle da CGDF

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Controladoria Geral do Distrito Federal (GCDF) reuniu tecnologia e inovação para melhorar ainda mais o serviço prestado ao cidadão. Nesta quarta-feira (12), na V Semana de Controle da CGDF, durante o painel sobre “Tecnologia aliada ao controle”,  o controlador geral do DF, Paulo Martins, apresentou a Iza, a robô que vai ajudar na reclassificação de manifestações registradas pelos cidadãos do DF no ouv.df.gov.br. O evento foi transmitido e permanece disponível na TV Controladoria do DF no YouTube.

Arte: CGDF

“A tecnologia é uma grande aliada para que a gente alcance uma entrega cada vez mais benéfica ao cidadão. Nesse caso, a robô Iza vai agilizar o atendimento e aperfeiçoar as rotinas nas ouvidorias”, afirmou Paulo Martins.

[Olho texto=”Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que tem algo errado e apresentar a classificação mais adequada” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, segundo a CGDF, o trabalho de ouvidoria gasta boa parte do tempo  reclassificando as manifestações dos cidadãos a fim de garantir um atendimento mais rápido e satisfatório. Agora, com a robô Iza, essas demandas serão automaticamente analisadas e reclassificadas. Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que tem algo errado e apresentar a classificação mais adequada. É uma média de economia de um ano de trabalho dos ouvidores e suas equipes, que poderão focar em outras questões.

Etapas

Serão duas fases de implementação da inteligência artificial aliada ao serviço de ouvidoria no DF: na primeira fase, os próprios ouvidores ajudarão a robô a compreender melhor suas análises. Por isso, a tecnologia será implementada apenas internamente, unindo o conhecimento acumulado dos ouvidores à capacidade da Iza de processar informações.

Na segunda fase, que será lançada em breve, a robô vai ajudar também o cidadão. Não será mais necessário escolher a classificação, o órgão e o assunto da demanda. A Iza, após análise do relato, fará essa escolha automaticamente. Isso vai facilitar a participação da população e agilizar o tempo de resposta e de solução.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGDF, Guilherme Modesto, explicou mais sobre a questão e afirmou que esse “é o primeiro passo de uso de inteligência artificial em ouvidoria, mas já estamos trabalhando com essa ideia para outras áreas, como por exemplo para a classificação de despesa”.

Com a Iza, a Controladoria-Geral do DF vai oferecer mais agilidade em respostas e atendimentos, e quem sai ganhando com isso é a população.

*Com informações da CGDF