15/05/2021 às 11:14, atualizado em 15/05/2021 às 14:41

Economia: iluminação pública de LED chega ao Itapoã

A previsão para a conclusão da troca das luminárias é de 60 dias

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A comunidade do Itapoã tem um motivo para comemorar. O Programa Luz que Protege, da CEB Ipes, deu início nesta semana à substituição de 489 luminárias convencionais por modelos de LED, com o objetivo de aumentar a segurança da população através da revitalização da iluminação pública. A previsão para a conclusão da troca das luminárias é de 60 dias.

A luminária de LED gera uma economia de até 40% no valor da conta de energia do GDF, que mantém o Parque de Iluminação Pública do DF em pleno funcionamento | Foto: Gilberto Alves / CEB

As equipes da CEB Ipes atuavam na troca das luminárias da quadra 1, conjunto F, no Itapoã, quando a auxiliar de escola Mônica Ferreira voltava a pé do posto de saúde para sua casa e reparou no caminhão da Companhia. Ela conta que o tom amarelado da antiga iluminação dificultava a identificar quando alguém se aproximava.

“Eu ando sempre a pé e à noite dá medo. A nova iluminação vai melhorar minha visibilidade e vou me sentir melhor. Achei essa iniciativa excelente”, disse.
O valor total da troca de lâmpadas é de cerca de R$ 303 mil, com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A luminária de LED, por sua vez, gera uma economia de até 40% no valor da conta de energia do GDF, que mantém o Parque de Iluminação Pública do DF em pleno funcionamento.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Essa ação da CEB Ipes, dentro do Programa Luz que Protege, vai melhorar a visibilidade dos motoristas e pedestres, além de aumentar a qualidade de vida dos moradores da região.
“O Programa prioriza a eficientização em locais com áreas sensíveis ao maior índice de criminalidade, de acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal”, explica o presidente da CEB, Edison Garcia.
“Uma iluminação de qualidade tem o poder de reprimir atividades criminosas e é sempre uma alegria executar projetos como esse”, concluiu Garcia.
Para o administrador da cidade, Marcus Cotrim, a iluminação de LED junto com as câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) vai mudar a questão da segurança no Itapoã. “
* Com informações da CEB Ipes