16/05/2021 às 14:53, atualizado em 17/05/2021 às 09:17

Ruas de Planaltina sem água acumulada da chuva 

GDF constrói mais bocas de lobo nas quadras 177 e 178 do Setor Tradicional

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Em Planaltina, o Setor Tradicional recebe uma importante obra de infraestrutura urbana: a extensão da rede de captação de águas pluviais nas quadras 177 e 178. Com um investimento de quase R$ 80 mil, o Governo do Distrito Federal (GDF) realiza os serviços no local por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O serviço para construção de bocas de lobo foi solicitado pela Administração Regional de Planaltina, que atendeu as demandas de moradores do Setor Tradicional após episódios de acúmulo de água nas ruas do bairro durante o período chuvoso | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Ao longo das avenidas, estão sendo construídas 20 bocas de lobo e outras 20 peças de meio-fio vazado, que servirão para direcionar a captação de água da chuva. Além disso, outros 20 metros de ramais estão sendo instalados no subsolo com 106 tubos de concreto de 600mm de diâmetro, que também ganharão o reforço de dois novos poços de visita, popularmente chamados de bueiros.

O serviço foi solicitado pela Administração Regional de Planaltina, que atendeu as demandas de moradores do Setor Tradicional após episódios de acúmulo de água nas ruas do bairro durante o período chuvoso. “A rede estava bem obstruída, cheia de terra. Estamos aumentando a vazão dela e trocando a que estava antiga. O serviço é uma complementação e manutenção da rede já existente”, explica o engenheiro da Divisão de Obras da Novacap, Benito Junior.

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, conta que a localização das quadras, no fim do Setor Tradicional e em uma parte mais baixa da cidade, acabou por causar o problema do acúmulo de água da chuva. “Os moradores há anos sofrem com esse excesso. Esperamos passar o período chuvoso, que foi intenso esse ano, pra começar essa obra e torcemos para que agora esse problema seja sanado definitivamente”, relata.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nos últimos meses, Planaltina vem recebendo do GDF diversas melhorias estruturais na forma de obras e construções em saúde, educação, mobilidade, lazer e esporte, somando cerca de R$ 14 milhões em investimento. O governador Ibaneis Rocha esteve na região recentemente para conferir alguns dos trabalhos realizados.

Além disso, a zona rural de Planaltina também recebe atenção do governo: no início do mês, 168 famílias do assentamento Oziel Alves III, o maior do DF, iniciaram o processo de obtenção das escrituras definitivas de suas casas após doação das terras do GDF para a União.