17/05/2021 às 20:06

Enfermeiros recebem reconhecimento por serviços na pandemia

Foram homenageados seis profissionais da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Regional Leste, no Paranoá

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

“A gente dá o sangue aqui. E você saber que tem um reconhecimento, que as pessoas estão vendo esse nosso trabalho, essa nossa luta, é uma gratificação bacana.”

O comentário é da enfermeira Vânia Nascimento Diniz, 46 anos. Ela e mais cinco colegas de profissão foram homenageados no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. Eles receberam nesta segunda-feira (17) certificados de reconhecimento por bons serviços prestados com a intensificação das atividades na linha de frente do combate à pandemia.

Homenagem prestada à equipe de enfermagem será estendida para outros setores do hospital público | Foto: Divulgação / SES-DF

[Olho texto=”“Enfermagem é isto: é amor, é doação, é carinho” ” assinatura=”Vânia Diniz, enfermeira” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pelos pacientes

Os servidores homenageados trabalham na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Ala de Internação do hospital público.

Servidora há três anos e lotada na ortopedia, Vânia conta que ficou muito feliz pela homenagem. Na avaliação dela, a profissão se resume em uma palavra: amor. “Eu creio que as pessoas estão realmente necessitando do nosso trabalho e também do nosso carinho. Enfermagem é isto: é amor, é doação, é carinho”, considera

Antes da entrega dos certificados, a Gerência de Enfermagem do HRL preparou um mural no corredor interno do hospital para homenagear os profissionais.

Um banner também foi colocado na entrada do hospital em alusão à Semana da Enfermagem, que começou na quarta-feira passada (12) e vai até esta quinta-feira (20).

[Olho texto=”“A maneira de expressar um maior reconhecimento foi entregar um certificado” ” assinatura=”Karine Nunes, supervisora de enfermagem” esquerda_direita_centro=”direita”]

Gratidão e emoção

Os certificados foram entregues aos servidores do ambulatório, com participação da equipe de voluntariado, da equipe técnica da ortopedia e com ajuda da enfermeira obstétrica.

Além da dedicação, o envolvimento emocional também é muito forte. A supervisora de enfermagem, Karine Leite Nunes, comentou que, antes da entrega do certificado, a homenagem com nomes no mural gerou um sentimento de gratidão entre os profissionais.

“Primeiro, teve a ideia do reconhecimento por meio de cartazes com os nomes. Com isso, a gente viu o quão gratificante eles ficaram de ver seu nome ali naquele pequeno espaço”, destaca a supervisora. “A maneira de expressar um maior reconhecimento foi entregar um certificado. Assim, o servidor além de ter a sua gratificação, tem o reconhecimento”.

Há três semanas atuando como voluntária no Hospital da Região Leste, Cristiane Maria Leandro Siqueira, 38 anos, moradora de São Sebastião, enalteceu a homenagem feita pela chefia de equipe: “O reconhecimento é válido porque a gente precisa desse auxílio. A carga é muito grande de você ver as pessoas sofrendo, angustiadas, e acaba que você tem que ter essa palavra para confortar a pessoa”.

A iniciativa está sendo ampliada também para outros setores. Também receberão os certificados: enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, copeiras e servidores da equipe de limpeza. Ao todo, 100 professores serão homenageados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Semana da Enfermagem

A comemoração do Dia Internacional da Enfermagem, na quarta-feira passada (12), serviu para abrir a Semana da Enfermagem na Região de Saúde Leste.

A Casa de Parto de São Sebastião recebeu os profissionais com um café da manhã. Desde então até esta terça-feira, acontece a Semana da Enfermagem da Casa de Parto, no auditório da unidade. Ainda está prevista a montagem de um mural em homenagem a todos os profissionais da enfermagem da Casa de Parto.

*Com informações da Secretaria de Saúde