24/05/2021 às 09:52, atualizado em 24/05/2021 às 17:06

É chão! 44 km de vias rurais são recuperados no Gama

Desde março, equipes do governo também realizam serviço de drenagem das estradas. Foram ainda atendidas as regiões das pontes altas Norte e Sul

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Uma semana de muito trabalho marcada pela integração de esforços e a vontade de cuidar do Gama. Juntas, as equipes do Polo Sul II do GDF Presente e da administração regional trabalharam na limpeza da Praça do Cine Itapuã, ponto tradicional da cidade, e também na recuperação de vias não pavimentadas nas pontes altas Norte e Sul, importantes regiões agrícolas.

As ações do GDF Presente priorizam principalmente estradas rurais que façam ligação com escolas da região | Foto: Divulgação/GDF Presente

Oficialmente batizada de Lourival Bandeira, a praça do Setor Leste do Gama ficou conhecida como Cine Itapuã em referência à antiga sala de cinema, a segunda do tipo a entrar em operação no Distrito Federal, em 1963, e que funcionou até 2005. No local, foram realizados serviços de fresagem e limpeza, com o apoio de reeducandos do programa Mãos Dadas.

“A parte externa estava precisando muito desses serviços, então entramos com toda a mão de obra possível. Além da limpeza, vamos fazer a poda de algumas árvores, e o pessoal da administração regional ajudou tapando os buracos do estacionamento”, detalha o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Germano Guedes.

No início do ano, o parquinho da praça foi totalmente renovado, e a limpeza da praça pelo GDF Presente faz parte de uma série de medidas que em breve devem ser executadas no local, como explica a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa: “Queremos pintar toda a praça e revitalizar o coreto. Estamos trabalhando para que esses locais sejam entregues de volta à população arrumados e com segurança”.

Segurança nas vias rurais

Desde a segunda quinzena de março, cerca de 44 quilômetros de vias não pavimentadas foram recuperados pelo GDF Presente na zona rural do Gama. Esta semana, aproximadamente 13 quilômetros receberam as equipes na Ponte Alta Sul, próximo ao Clube dos Servidores do Judiciário (Sindjus), e na Ponte Alta Norte, nas redondezas do Condomínio Flamboyant.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Essas ações priorizam principalmente estradas rurais que façam ligação com escolas da região. A avaliação das vias é feita pela gerência da área rural da Administração Regional e, no serviço propriamente dito, materiais como cascalho e resíduo de construção são utilizados para nivelamento juntamente com maquinário específico para terraplanagem.

De acordo com a administradora do Gama, os trabalhos são realizados em parceria com os moradores. “Fazemos reuniões constantes com o conselho rural e com os representantes das Associações de Moradores. A comunidade tem elogiado os serviços e agradecido o apoio que a Administração Regional e o GDF Presente dão para a área rural”, ressalta.