26/05/2021 às 16:12, atualizado em 26/05/2021 às 17:37

Parque Vivencial do Lago Norte livre de folhas e mais limpo

Programa ‘GDF Presente’ desobstrui pistas e escadas de caminhada que colocavam em risco segurança de idosos que andam diariamente pelo local

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

A troca de folhas no outono de Brasília deu um aspecto nada lúdico ao Parque Ecológico Vivencial do Lago Norte. Localizadas entre as QL 2 e 4, as pistas de caminhada e as escadas de acesso do espaço estavam cobertas pela folhagem que caiu, principalmente, dos bambuzais, colocando em risco a segurança de quem passeia por lá.

Isso porque o acúmulo de folhas vinha formando um lodo no piso, deixando-o escorregadio e inseguro. Para dar novo visual ao parque, equipes do GDF Presente estiveram três dias por lá, de onde retiraram seis caminhões basculantes de entulhos, entre folhagens, garrafas, sacolas e copos plásticos, além de capina nas calçadas, que já estavam sem visibilidade em alguns trechos e lavagem.

Foto: Divulgação/GDF Presente

Trabalho foi intenso no parque que será o único no país 100% inclusivo, ou seja, totalmente adaptado com rampas e acessibilidade para portadores de deficiência física | Foto: Divulgação/GDF Presente

Oito pessoas trabalharam no serviço que incluiu um caminhão basculante toco, um basculante truck, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa. “É um parque muito frequentado pelos moradores do Lago Norte, principalmente os idosos, que estavam se arriscando em pisos e escadas escorregadios”, explica o coordenador do Polo Central I do GDF Presente, Lúcio Barbosa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira lembra que o parque será o único no país 100% inclusivo, ou seja, totalmente adaptado com rampas e acessibilidade para portadores de deficiência física. Serão investidos R$ 3 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) no incremento de equipamentos e melhorias de locomoção.

A primeira etapa desse projeto foi inaugurada na segunda-feira (24) com a instalação de containers da União Nacional de Acessibilidade (UNA). Eles abrigarão equipamentos dos alunos do curso de canoagem voltado a pessoas com deficiência. “É um presente para a nossa região porque, inclusive, as pessoas idosas da nossa comunidade vão poder frequentar e se locomover com mais facilidade nesse espaço que é de todos”, diz Ferreira.