26/05/2021 às 20:55, atualizado em 26/05/2021 às 21:07

Seduh lança site do Plano de Habitação de Interesse Social

Objetivo é facilitar o acesso às informações sobre moradia popular

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O site com todas as informações sobre o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis) foi apresentado de forma virtual pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), nesta quarta-feira (26), durante a 28ª reunião da Câmara Técnica do Plandhis.

[Olho texto=”“O site vai trazer maior participação popular, dando mais transparência nos dados e no acompanhamento da elaboração do Plandhis”” assinatura=”Giselle Moll, secretária executiva da Seduh” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esse foi o primeiro encontro deste ano do colegiado, formado por representantes da sociedade civil organizada, entidades e órgãos dos governos distrital e federal.

A equipe técnica da pasta elaborou o site com o objetivo de facilitar o acesso de toda a população às informações sobre moradia popular no Distrito Federal. O portal é dividido em quatro pontos principais: O que é o Plandhis; Legislação; Participação; e Revisão.

“O site vai trazer maior participação popular, dando mais transparência nos dados e no acompanhamento da elaboração do Plandhis. Essa divulgação é muito importante, pois pretendemos entregar o Plano Distrital até outubro deste ano, de acordo com o cronograma apresentado hoje”, afirmou a secretária executiva da Seduh, Giselle Moll.

Reunião virtual abordou a transparência de dados com o site | Foto: Divulgação / Seduh

O Plandhis foi elaborado em 2012, mas passa por revisão desde 2018. Essencial na política habitacional do DF, ele é o instrumento de planejamento urbano que traça as diretrizes para a oferta de moradia à população de baixa renda. A prioridade são as famílias com renda entre 0 e 5 salários mínimos, como forma de combater o déficit habitacional.

Moradia digna

O Plano traz o conceito de moradia digna para a população de baixa renda, que vai muito além de uma estratégia para reduzir o déficit habitacional. Abrange todos os aspectos que promovem uma moradia de qualidade, como trabalho, acompanhamento social, monitoramento e áreas dotadas de infraestrutura, comércio, serviços e lazer, observando as demandas específicas da população a ser atendida.

A próxima reunião da Câmara Técnica do Plandhis está agendada para 16 de junho. Mais três encontros serão promovidos pela Seduh até setembro, para finalizar o texto do Plano. Depois, o material vai passar por uma consulta pública e, então, será aprovado por decreto governamental.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Participação popular

O impacto positivo da construção participativa contou com um extenso calendário de reuniões da Câmara Técnica, que iniciou ainda em 2018. O colegiado sempre esteve aberto a novas participações, estendendo o convite a movimentos de habitação e demais interessados que queiram contribuir com a elaboração do texto.

Para participar basta entrar no site do Plandhis, conhecer o material que está disponibilizado e enviar sua contribuição. Para mais informações, o e-mail institucional é dihab@seduh.df.gov.br.

*Com informações da Seduh