27/05/2021 às 18:33, atualizado em 27/05/2021 às 18:48

Ensaio de casamento comunitário causa emoção e expectativa

Quarenta casais selecionados por meio de edital aguardam a celebração no próximo dia 30, no Museu da República, às 17h

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A poucos passos do tão esperado “sim”, os 40 noivos selecionados via edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) participaram, na manhã desta quinta-feira (27), do último ensaio geral para o primeiro Casamento Comunitário de 2021. A celebração oficial ocorrerá no próximo dia 30, às 17h, no Museu da República. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) é a pasta responsável pelo evento que, neste ano, foi instituído como programa de governo.

Foto: Divulgação/Sejus

A Sejus selecionou os casais por critérios socioeconômicos, estabelecidos via edital publicado no DODF. Dos 219 inscritos, 40 atenderam aos pré-requisitos | Foto: Divulgação/Sejus

A secretária Marcela Passamani afirma que os momentos finais do ensaio geral deixam as noivas ansiosas com a chegada do grande dia. “Podemos ver no olhar a emoção de cada uma, e isso nos deixa muito felizes por podermos proporcionar a realização deste sonho para muitas delas. Casar com um vestido de noiva é um símbolo de amor, fé, união e o início de uma nova fase na vida desses casais. Será um dia lindo, que iremos proporcionar para que se torne inesquecível”, disse.

A juíza Joice Albuquerque, que será responsável pela oficialização da união matrimonial, considera que, nestas celebrações de união, a ansiedade sempre toma conta dos noivos. Ela também explica sobre a importância da construção da família a partir do casamento. “Para os casais que já moram juntos há muito tempo, poder se unirem oficialmente e assinarem o nome um do outro, faz muita diferença na vida deles e é também uma grande alegria. Eu defendo a instituição do casamento, valorizo a família e converso com eles sobre como é importante essa união”, ensina.

[Olho texto=”“Eu nem dormi a noite passada. O casamento, para mim, significa algo muito especial. Vou entrar oficialmente na família dele e vamos começar nossa nova história juntos”” assinatura=”Beatriz Pereira da Silva, noiva” esquerda_direita_centro=”direita”]

Depoimentos

O ensaio do Casamento Comunitário teve depoimentos atípicos e até curiosos, mostrando que o amor pode, sim, perseverar. Caso da noiva Maria Marlene Leonel, que se divorciou do ex-marido e, agora, vai se casar novamente com ele. Feliz, ela expressou sua satisfação. “Após nos reencontramos, engravidei, tive uma filha linda e decidimos novamente nos casar. Tomamos a decisão correta e retornamos nossa história com amor, superando obstáculos. Me inscrevi no último dia e fui uma das selecionadas, estou muito feliz”, falou.

Expectativa e emoção marcam os momentos que antecedem o enlace matrimonial. Com vestido definido, a noiva Beatriz Pereira da Silva expressou sua ansiedade. “Eu nem dormi a noite passada. O casamento, para mim, significa algo muito especial. Vou entrar oficialmente na família dele e vamos começar nossa nova história juntos”, contou. Seu noivo, Uilton Silva Sousa, também se mostrou ansioso “Quero que chegue logo esse dia, ao lado dessa mulher maravilhosa, estou ansioso demais”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio da Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir), a Sejus selecionou os casais por critérios socioeconômicos, estabelecidos via edital publicado no DODF. Dos 219 inscritos, 40 atenderam aos pré-requisitos. Para garantir a segurança dos participantes, os protocolos de segurança de enfrentamento à covid-19 vão ser rigorosamente respeitados. As orientações de distanciamento social, uso de máscara, álcool gel, quantidade de testemunhas e logística da entrada dos noivos foram todos informados pela equipe do cerimonial da Sejus, em parceria com a Assessoria e Cerimonial da Fernanda Domareski, além da juíza de Paz Joyce Albuquerque.

O evento tem parceria com o Senac e apoio de voluntários que auxiliam as noivas no dia do casamento, cuidando dos detalhes especiais, como cabelos, maquiagem, sapatos, acessórios e higienização do local. Para abrilhantar a celebração dos noivos, a Sejus, por meio de suas parcerias, conseguiu estadias em hotéis de Brasília, proporcionando por meio de sorteio, que será realizado no dia do casamento, noite de núpcias a casais, além de jantares. Além disso, detalhes como mesa do bolo, buquês, doces para as noivas, um dia de spa e massagens também foram oferecidos pelas empresas e instituições parceiras.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania