28/05/2021 às 19:29, atualizado em 28/05/2021 às 20:14

Acessibilidade na porta de casa chega a setores de Planaltina

Equipes do GDF Presente rebaixam meio-fio para acesso de cadeirantes, recolhem mais de 210 toneladas de entulho e melhoram estradas rurais

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A semana foi de muito trabalho do GDF Presente em Planaltina. Equipes do programa se juntaram a servidores da administração regional para atender uma série de demandas da comunidade. Nos últimos dias, 210 toneladas de entulho foram retiradas das ruas, em ação de combate à proliferação do mosquito da dengue. Os serviços também abrangeram a manutenção de 6 km de estradas rurais e a reconstrução de meios-fios e rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCDs).

Só na quinta-feira (27), foram recolhidas 120 toneladas de material | Fotos: GDF Presente

No Setor Buritis 03 e 04 de Planaltina, o trabalho foi de remoção de entulho. Só de retirada de sobras de obras, materiais inservíveis – como sofás e colchões –, além de restos de galhos e folhas de árvores, foram 120 toneladas recolhidas na quinta-feira (27), quando os trabalhos começaram. O volume corresponde a quatro viagens de caminhões-caçambas. Nesta sexta-feira (28), outras 90 toneladas foram transbordadas.

“Por conta do grande volume de sujeira acumulada ali, ainda vamos continuar com esse trabalho na próxima semana”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

[Olho texto=”Vale do Amanhecer também foi contemplado com mutirão de limpeza” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na Quadra 10 do Setor Arapoanga, em Planaltina, o serviço prestado pela administração, em parceria com o GDF Presente, teve apelo inclusivo. Atendendo ao pedido de um morador cadeirante que tinha dificuldades de entrar e sair de casa, o meio-fio foi rebaixado.

Com ajuda de sete internos do projeto Mãos Dadas, formado por voluntários da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), ligada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), um mutirão de limpeza foi realizado na Quadra 56 do Vale do Amanhecer. O serviço incluiu retirada do mato que cresce nas calçadas e meios-fios.

“Em nome dos moradores de Planaltina, a Administração de Planaltina agradece mais uma vez a presença do GDF Presente na cidade, sempre colaborando com nossa diretoria de Obras e nos ajudando na solução de problemas”, valoriza o administrador da cidade, Célio Rodrigues.

Manutenção de estradas rurais

[Olho texto=”“A gente vê que o pessoal está trabalhando firme e que o governo tem boa vontade em nos ajudar” ” assinatura=”Alcides Euflauzino de Paula, produtor rural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na zona rural da cidade, nos dois últimos dias, cerca de 60 toneladas de material grosso foram utilizadas para fazer o patrolamento e ajustes da estrada de chão que dá acesso à Escola Classe Pedra Fundamental. A iniciativa vai melhorar o trânsito de carros na região. Ao todo, mais de 20 homens estão envolvidos nos serviços de melhorias.

Rebaixamento de meio-fio garante acessibilidade a quem precisa

“O material grosso são restos de obras e de pavimento de asfalto que reaproveitamos em emergências como essas”, explica Ronaldo Alves. “Também misturamos o aterro que a chuva joga dentro das bacias de contenção das águas pluviais com esses entulhos, para deixar a estrada nivelada para os carros transitarem.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A manutenção das vias, serviço que vai da DF-230 ao monumento da Pedra Fundamental, passando pela escola classe da área, compreende um trecho de 6 km e vai atender diretamente mais de 500 moradores que vivem nas chácaras da região. O produtor rural Alcides Euflauzino de Paula, 74 anos, ajuda na intermediação entre os donos das propriedades e as equipes do GDF Presente.

“A manutenção dessa estrada aqui é um trauma para os moradores da região, porque, a depender das chuvas, tudo precisa ser refeito”, alerta. “Mas agora acredito que o serviço será mais eficiente e completo. A gente vê que o pessoal está trabalhando firme e que o governo tem boa vontade em nos ajudar.”

Cinco caminhões-caçambas e duas patrolas operam na estrada. “Por conta da logística, é um trabalho que demanda tempo”, complementa o coordenador do Polo Norte do GDF Presente.