28/05/2021 às 10:15, atualizado em 28/05/2021 às 15:51

Noroeste já tem instaladas 24 lixeiras subterrâneas

A expectativa é que até setembro sejam colocadas 148 unidades em todo o bairro. Caixas estão divididas em 60 conjuntos

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Avança a instalação de lixeiras subterrâneas no Setor Habitacional Noroeste. Já são 24 caixas coletoras nas quadras, segundo a empresa contratada pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

O sistema subterrâneo de armazenamento e separação dos resíduos substituirá os ultrapassados contêineres plásticos e metálicos que atualmente ocupam ruas e vagas de estacionamento na região. A expectativa é que até setembro sejam instaladas 148 unidades em todo Noroeste. Elas estão divididas em 60 conjuntos.

As tampas são de fácil manuseio para o depósito, que, posteriormente, será recolhido pela equipe de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)  | Foto: Divulgação / Terracap

Nesta primeira etapa, os primeiros pontos a receberem as lixeiras são as SQNWs 111 e 311 e as CLNWs 10/11. Até o fim deste mês, 30 caixas coletoras estarão instaladas nesses endereços.

As lixeiras subterrâneas oferecem diversos benefícios para a população e o meio ambiente. A não exposição do lixo evita a proliferação de pragas e vetores, o acesso de animais de rua aos resíduos e a poluição visual, além de reduzir o mau cheiro.

Outra vantagem é a diminuição da frequência de coleta, pois os contêineres possuem volume maior que os depósitos de lixo utilizados atualmente.

De acordo com o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, esse é um pedido antigo da comunidade do Noroeste que a Agência tirou do papel.

“A empresa contratada avança dentro do prazo contratual. Assim, esperamos que, em breve, os benefícios das lixeiras subterrâneas, tragam mais qualidade de vida à toda população do bairro”, diz.

Cada caixa coletora tem a capacidade de armazenamento de 3 mil litros de resíduos. Nos locais onde os equipamentos estão sendo instalados, há conjuntos de tubos de inox. Para se ter uma ideia, na Europa, há lixeiras com 25 anos de operação, sem a necessidade de quaisquer manutenções pela durabilidade do material utilizado na fabricação do produto.

As tampas também são de fácil manuseio para o depósito dos resíduos que, posteriormente, será recolhido pela equipe de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os espaços receberão coletores para lixo seco, que pode ser reaproveitado, e outros destinados ao lixo úmido ou orgânico.

Em junho, estão previstas outras 36 unidades. Agora, as quadras que receberão as caixas são as SQNWs 310 e 110, sequenciadas pelas 309 e 109. O trabalho será finalizado nas 307 e 107.?

* Com informações da Terracap