29/05/2021 às 20:09, atualizado em 30/05/2021 às 11:45

Mutirão deixa Água Quente de cara nova

Em dois meses, GDF patrolou vias, podou árvores, recolheu entulhos, arrumou meios-fios, reformou parquinhos e quadra de esportes

Por GIZELLA RODRIGUES, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Os 30 mil moradores do Setor Habitacional Água Quente, área rural do Recanto das Emas, distante cerca de 45 quilômetros do Plano Piloto, comemoram a execução de serviços do GDF nos últimos dois meses na região. A pedido dos próprios moradores e por determinação do governador Ibaneis Rocha, o povoado recebeu uma ação emergencial que reuniu diversos órgãos do governo e deixou o setor de cara nova.

A maioria das ruas de Água Quente receberam serviços de nivelamento e compactação | Fotos: GDF Presente

Todas as ruas de terra da região – a grande maioria delas, pois só as principais são asfaltadas – foram niveladas e compactadas. Para dar ainda mais qualidade aos serviços e melhorar as condições de trafegabilidade dos moradores, foram aplicados nas vias restos de construção civil (RCC), doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o que ajuda a impedir o surgimento de buracos na época de chuvas. “Tinha rua com buracos tão grandes que os carros não passavam”, conta o secretário-executivo das Cidades, Valmir Lemos de Oliveira.

A colocação de manilhas na ampliação da rede de águas pluviais também vai ajudar a acabar com os buracos nas ruas

Também para acabar com os buracos, a rede de águas pluviais foi desobstruída e estendida, com a colocação de manilhas para o escoamento de água parada. Valmir Lemos esteve pessoalmente em Água Quente para encerrar o mutirão de serviços nesta sexta-feira (28). Ele acompanhou o final da reforma da quadra de esportes, a única da região.

[Olho texto=”“A maior importância dessas ações foi mostrar para a comunidade a presença do governo”” assinatura=”Valmir Lemos de Oliveira, secretário-executivo das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) consertaram o alambrado, que estava cheio de buracos, instalaram novas traves de futebol, cestas de basquete, pintaram a quadra e reformaram o piso. “A maior importância dessas ações foi mostrar para a comunidade a presença do governo”, afirma o secretário.

Nesses dois meses, o Departamento de Trânsito também pintou faixas de pedestres, quebra-molas e instalou placas de trânsito no setor habitacional. Para diminuir a velocidade dos veículos na rodovia que passa por Água Quente e dá acesso ao município goiano de Santo Antônio do Descoberto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) instalou um quebra-molas na DF-280. A CEB Ipês está fazendo a manutenção da iluminação pública da região e trocando lâmpadas convencionais por de LED.

A única quadra de esportes da região, além de pintura, também ganhou novas traves de futebol, tabelas de basquete e um alambrado completamente reformado

A Novacap e o GDF Presente podaram árvores e fizeram capina e roçagem do mato. Junto com a Administração Regional do Recanto das Emas, responsável por Água Quente, as equipes do GDF Presente pintaram paradas de ônibus, renovaram parquinhos e taparam buracos.

Em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), recolheram lixo e entulho, pintaram e consertaram meios-fios. Dois papa-lixos foram instalados no setor e outros seis estão previstos até o início de 2022. O papa-lixo é um contêiner semienterrado, com capacidade de até 5 m³, que possibilita o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, evitando, assim, o descarte irregular pela população e a proliferação de vetores. Deve ser utilizado para receber resíduos orgânicos e indiferenciados (coleta convencional).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Antônio Marcos Constantino de Araújo, que ocupa a função de gerente de Água Quente, uma espécie de representante da Administração do Recanto das Emas no local, diz que a comunidade está satisfeita com os trabalhos. “Vendo as máquinas nas ruas, acreditamos que as coisas vão acontecendo aos poucos.”, diz. Também morador de Água Quente há 23 anos, ele disse que o setor passou anos esquecido e que esta foi a primeira grande ação de governo no local.