30/05/2021 às 20:13, atualizado em 01/06/2021 às 16:45

Brasília atinge a 100ª alta dos novos hospitais de campanha

Paciente estava internado no Gama e foi liberado na tarde deste domingo (30)

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Poucos dias após ampliar a oferta de leitos covid em mais 300 vagas e reforçar a estrutura de assistência hospitalar para os casos mais graves, o Distrito Federal celebrou a 100ª alta dos novos hospitais de campanha. O paciente Evaldo Rodrigues, de 39 anos, estava internado no Hospital de Campanha do Estádio Bezerrão, no Gama, e foi liberado na tarde deste domingo (30).

Evaldo Rodrigues é um dos mais de 300 mil pacientes atendidos no DF que se curaram da covid-19. Residente em Cristalina (GO), ele chegou a ter 30% dos pulmões comprometidos | Fotos: Breno Esaki / Agência Saúde

Residente em Cristalina (GO), o paciente iniciou seu tratamento ainda no entorno e chegou a ter 30% do pulmão comprometido. Ainda nesta semana, Evaldo foi transferido para o Hospital de Campanha do Bezerrão, onde finalizou o seu tratamento e venceu a covid-19. “Não tenho nem como descrever a alegria de poder voltar para casa, para a minha família”, afirma o paciente.

[Olho texto=”“Fica aqui a nossa grande felicidade em estarmos liberando este centésimo paciente, recebi a notícia de que mais 10 tiveram alta agora. Que assim seja daqui pra frente e que essas pessoas possam voltar para os seus lares com muita saúde e felicidade”” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com a alta de hoje, Evaldo se junta aos mais de 300 mil pacientes atendidos no DF que adquiriram a doença e se curaram. De acordo com o último boletim epidemiológico, a taxa de recuperação da covid-19 no DF é de 95,8%.

Em uma breve cerimônia, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, recepcionou Evaldo do lado de fora da unidade. Okumoto lembrou que o complexo dos novos hospitais de campanha são fruto de um grande esforço da Secretaria de Saúde e demais áreas do governo. “Isso foi fruto de um trabalho muito grande, é um marco histórico para nós e temos de lembrar de todas as pessoas que foram importantes. Fica aqui a nossa grande felicidade em estarmos liberando este centésimo paciente, recebi a notícia de que mais 10 tiveram alta agora. Que assim seja daqui pra frente e que essas pessoas possam voltar para os seus lares com muita saúde e felicidade”, declarou Osnei.

O Hospital de Campanha do Gama foi inaugurado no dia 7 de maio. A unidade conta com 100 leitos com suporte de ventilação mecânica, monitores paramétricos, bombas de infusão para a condução de drogas vasoativas e diálise à beira leito, para garantir uma assistência completa aos casos mais graves acometidos pelo novo coronavírus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da unidade do Gama, outros dois hospitais de campanha foram entregues no mês de maio: no Autódromo de Brasília e em Ceilândia, cada um com 100 leitos nos mesmos moldes. Além disso, a pasta também entregou nesta semana o Hospital Modular de Samambaia, que dispõe de uma estrutura com 102 leitos exclusivos para pacientes com covid-19, sendo quatro de isolamento e o restante de enfermaria.