30/05/2021 às 17:41, atualizado em 30/05/2021 às 17:46

Planaltina ganha uma nova via de acesso na região norte

GDF conclui obra de pavimentação na região norte da cidade, ligando a BR-020 à Quadra 7 do Jardim Roriz. Mais de 50 mil moradores são beneficiados

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

São os 500 metros de asfalto mais aguardados pelos moradores de Planaltina. Vai ligar a BR-020 à Quadra 7 do Jardim Roriz, bairro localizado na saída Norte da cidade, dando acesso para Formosa (GO) e Unaí (MG). No mês de junho, será inaugurada uma via de mão dupla naquela localidade financiada pelo GDF com um investimento de aproximadamente R$ 810 mil.

Uma obra esperada há mais de 30 anos pelos moradores da cidade, o novo trecho asfaltado vai evitar o descarte irregular de lixo na localidade, desafogar o trânsito na Avenida Independência e colaborar para o fortalecimento do comércio da região norte da cidade | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

A obra é tocada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) e vai beneficiar cerca de 50 mil moradores dos setores Jardim Roriz, Oficinas, Buritis II, III, IV e Arapoanga. “Estava esperando essa obra desde 1974”, lembra o aposentado, Carlos Machado Neto, o Calu, 61 anos. Morador da região há 31 deles, o senhor comemora a obra. “Está ficando ótimo, uma beleza para quem quiser entrar na cidade por esse lado”, diz.

[Olho texto=”“Na verdade, quem ganha é a cidade toda porque era uma rota alternativa de terra que existia há muitos anos e que as pessoas usavam para jogar lixo às margens da via”” assinatura=”Célio Rodrigues, administrador de Planaltina” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, a via vai fortalecer o comércio daquela parte da RA além de evitar que o local se transforme numa área de descarte irregular de lixo.

“Na verdade, quem ganha é a cidade toda porque era uma rota alternativa de terra que existia há muitos anos e que as pessoas usavam para jogar lixo às margens da via”, lamenta o gestor. “Estamos qualificando o espaço, dando uma oportunidade a mais de saída para o morador de Planaltina. É uma obra importante para o comércio e o empreendedorismo que existe naquela região”, defende o administrador.

Estavano de Oliveira, morador do Jardim Roriz, diz que a buraqueira e o lixo atrapalhavam a circulação de veículos pelo local

Outro benefício é desafogar o trânsito da Avenida Independência, principal portal de entrada à cidade histórica. “É uma via de acesso que já está ficando saturada, sobrecarregada por causa dos grandes empreendimentos”, contextualiza o administrador. “Acreditamos que, com a finalização desses 500 metros de asfalto na parte Norte de Planaltina, irá diminuir o fluxo de caminhões e ônibus na Avenida Independência”, destaca.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, a obra é sinônimo de dignidade. “São 500 metros de asfalto que farão a diferença na qualidade de vida das pessoas que circulam na região”, destaca.

Reta final

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A obra segue em sua fase final com a aplicação da malha asfáltica. O próximo passo será a construção de uma calçada de concreto e a instalação dos postes de iluminação. Também faz parte do projeto o encabeçamento do trecho, com um retorno, tanto para quem vai para o Plano Piloto, como para quem vem de Formosa (GO).

Morador do Setor Arapoanga, o motorista Joaquim Silva de Lima, 53 anos, de passagem pelo local, ficou feliz com o que viu. “100% essa obra, já era para ter sido feita há muito tempo. Está ficando bonito e vai facilitar o trânsito na região”, avalia. “Estava fazendo falta, era uma buraqueira danada e o lixo jogado aqui atrapalhava os veículos de passar”, faz coro o morador do Jardim Roriz, Estavano Estanilau de Oliveira, 56 anos.