31/05/2021 às 21:53

Resíduos de Construção Civil melhoram vias rurais de Samambaia

Região se destaca por forte produção agrícola, extração mineral e criação de animais

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Um trabalho diferenciado na área rural de Samambaia, que era aguardado há mais de 10 anos, tem levado uma mudança e tanto para quem mora ou passa por ali. Em 15 km de estradas, uma ação sustentável está garantindo mais qualidade nas vias. Resíduos de Construção Civil (RCC) estão sendo usados para melhorar as condições de acesso.

Para melhorar as vias na área rural de Samambaia, operários usam dois caminhões-pipa, dois rolos compactadores e duas retroescavadeiras| Foto: Divulgação/AR Samambaia

Na região do Haras, Canela da Ema e Granja os extratores de areia, os produtores de hortaliças e os criadores de animais fazem a rota diária com grandes caminhões. Com o RCC, segundo Loyane Damares, diretora de Obras da Administração de Samambaia, eles terão mais facilidade e qualidade nos serviços que prestam diariamente.

“O material tem ótima aderência e o acesso já está ficando muito melhor para os usuários dessas estradas”, afirma Loyane. “Esses são resíduos provenientes da própria natureza – como argila, cascalho, pedra e areia –  que são transformados em matéria-prima, como tijolos e concretos e, depois, voltam pra natureza”, complementa a diretora.

Inúmeros pedidos já haviam sido feitos por meio da ouvidoria para a melhora das vias nessas regiões. “Ficamos impressionados com a quantidade de demandas que não foram executadas nas outras gestões. Mas o governador Ibaneis Rocha fez a diferença e colocou o maquinário para trabalhar”, disse Gustavo Aires, administrador de Samambaia.

Dois caminhões-pipa, dois rolos compactadores e duas retroescavadeiras foram usados para melhorar as vias na área rural de Samambaia, pelo Polo Oeste da Secretaria Executiva das Cidades, como também pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Secretaria de Agricultura e a Administração Regional de Samambaia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Resíduos de Construção Civil (RCC)

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), segundo a resolução n° 37/2002, tornou obrigatória a utilização dos resíduos de construção civil para garantir a sustentabilidade de forma a realizar impactos positivos para o ecossistema e a comunidade.

*Com informações da AR de Samambaia