01/06/2021 às 15:42

Voz, violoncelo e clarineta nos concertos de junho

Apresentações no YouTube são toda terça, às 20h. O mês abre com Mozart e tem ainda Bach, Strauss, Finzi e o compositor luso-brasileiro Guerra Vicente

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

[Olho texto=”“Sempre vibro muito ao tocar esse concerto, uma das composições mais maduras de Mozart” assinatura=”Paula Pires, clarinetista” esquerda_direita_centro=”direita”]

O mês de junho traz como destaques, nas apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) no Canal do YouTube, a presença de solistas na clarineta, violoncelo e voz. A programação é apresentada toda terça-feira, às 20h, e começa com o Concerto para Clarineta e Orquestra em Lá Maior KV622, de Mozart (1756-1791).

O concerto com a clarinetista Paula Pires, que será apresentado nesta terça (1º), foi gravado no santuário Dom Bosco | Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

“Foi uma das últimas obras a serem completadas por Mozart, seu andamento lento é um dos momentos mais sublimes da música clássica do século 18. Nesse concerto, teremos a performance da talentosa clarinetista Paula Pires e a regência do maestro austríaco Christian Schulz”, explica o maestro Claudio Cohen.

“Sempre vibro muito ao tocar esse concerto, uma das composições mais maduras de Mozart. É como se essa música representasse a voz de todos os tipos de pessoas, de maneira que tocá-la se torna um grande presente, um momento divino de celebração do que é humano”, destaca Paula Pires, mestra em clarineta solo e doutoranda em música pela Universidade de Évora (Portugal).

Na terça-feira da semana que vem, dia 8, a OSTNCS reprisará a Suíte Orquestral nº.4 em Ré Maior BWV1069, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). “Trata-se de uma obra-prima do período barroco alemão, belíssima”, define Cohen.

Augusto Vicente é neto do compositor Guerra Vicente. São três gerações de violoncelistas na mesma família

No dia 15, o concerto será dedicado ao compositor luso-brasileiro José Guerra Vicente (1907-1976). “É uma descoberta agradável para todos nós; ele foi violoncelista fundador do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O filho, Antônio Guerra Vicente, e o neto Augusto Guerra Vicente, também seguiram esse caminho do violoncelo”, informa o maestro.

Augusto integra a OSTNCS desde 1991. “É sempre uma alegria quando a Orquestra apresenta obras de meu avô, o que aconteceu com mais frequência desde que o maestro Cláudio Cohen assumiu a direção da Sinfônica”, observa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Augusto conta que o avô, além de compositor, trabalhou nas principais orquestras do Rio de Janeiro e participou da primeira audição mundial das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. O pai, Antônio Guerra Vicente, foi fundador do curso de violoncelo da Universidade de Brasília (UnB). No concerto a ser apresentado no YouTube, o solista será o violoncelista Raiff Dantas.

Voz com instrumento

Obra-prima para voz, As Quatro Últimas Canções, de Richard Strauss (1864-1949), será exibida, no dia 22, na interpretação da soprano brasiliense Denise Tavares. As músicas foram compostas em 1948, um ano antes da morte do compositor. Cohen relata que esses temas são inspirados em textos de Hermann Hesse e Joseph von Eichendorff e estrearam postumamente, em 1950, no Royal Albert Hall, em Londres (Inglaterra).

Marcos Cohen finaliza o mês de junho. O clarinetista da Sinfônica de Brasília vai interpretar obra do compositor inglês Gerald Finzi (1901-1956)

Denise Tavares tem, em mãos, um inspirado depoimento sobre a audição: “Cantar as Quatro Últimas Canções de Strauss, para mim, é receber de presente o grande segredo que só é revelado na maturidade (…) Enquanto me deixo ser envolvida pela música magistral, há disposição constante da alma em flutuar entre a calma, a plenitude e a esperança. Eichendorff, Hermann Hesse e Strauss me convidam à reflexão sobre a nossa presença nesse moto-contínuo do paradoxo criação-extinção”.

Marcos Cohen

Para finalizar o mês (29), será a vez do Concerto para Clarineta e Cordas, de Gerald Finzi (1901-1956), compositor inglês do século 20, com solo do clarinetista da Sinfônica Marcos Cohen. O clarinetista explica que a obra é composta por três movimentos lentos, distintos entre si, enquadrados por movimentos rápidos de abertura e conclusão.

Programação:

Canal do YouTube às 20h

1º/6

W.A.Mozart: Concerto para Clarineta e Orquestra em Lá Maior KV622

Solista Paula Pires

Maestro Christian Schulz

Gravação: Santuário Dom Bosco – 25/9/2018

8/6

J.S.Bach: Suíte Orquestral nº 4 em Ré Maior BWV1069

Maestro Cláudio Cohen

Gravação: Santuário Dom Bosco – 1/3/2016

15/6

José Guerra Vicente: Concerto para Violoncelo e Orquestra

Maestro Helder Trefzger

Raif Dantas – Solista

Gravação: Sala Villa-Lobos – 4/10/2011

22/6

Richard Strauss: As Quatro Últimas Canções

Denise Tavares – soprano

Maestro Cláudio Cohen

Gravação: Sala Villa-Lobos – 22/3/2011

29/6

Gerald Finzi: Concerto para Clarineta e Cordas

Marcos Cohen – solista

Maestro Cláudio Cohen

Gravação: Sala Villa-Lobos – 22/11/2011

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa