02/06/2021 às 17:24, atualizado em 02/06/2021 às 20:55

Campanha contra febre aftosa no DF é prorrogada

A vacinação dos animais deve ser realizada até 12 de junho e declarada até o dia 18

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A campanha de vacinação dos animais contra febre aftosa foi prorrogada no Distrito Federal. O prazo de compra da vacina e imunização dos animais foi estendido até o dia 12 de junho. Nesta etapa da campanha, os bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados. Já a entrega da declaração da vacinação foi ampliada até o dia 18 deste mês, devendo ser realizada de forma on-line, pelo Sistema de Defesa Agropecuária – Sidagro Produtor, ou de forma presencial, em um dos locais de atendimento da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF).

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, essa medida foi necessária em função da continuidade do cenário pandêmico.

[Olho texto=”“O alcance de uma cobertura vacinal satisfatória do rebanho é essencial para a consolidação da condição sanitária conquistada no país livre de febre aftosa e para o fortalecimento da pecuária local e nacional” assinatura=”Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A necessidade de isolamento social e o receio dos produtores de se deslocar às revendedoras, mesmo com todas as medidas implementadas pelos estabelecimentos para evitar aglomerações, acabaram por refletir até o momento em índices de vacinação dos animais abaixo do observado em anos anteriores à pandemia. A prorrogação dos prazos da campanha objetiva garantir o alcance das metas de cobertura vacinal dos animais”, esclareceu a subsecretária.

A gerente de Saúde Animal da Seagri-DF, Janaína Licurgo, ressalta que os produtores podem procurar a Seagri-DF para mais informações relacionadas à campanha de vacinação.

“Os canais de atendimento da Defesa Agropecuária estão abertos aos produtores para esclarecimentos. E a declaração da vacinação pode ser feita de forma segura e rápida por meio do Sidagro Produtor, disponível no site da Seagri, ou presencialmente, com adoção de todas as medidas de segurança preconizadas para controle da pandemia”, declarou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O alcance de uma cobertura vacinal satisfatória do rebanho é essencial para a consolidação da condição sanitária conquistada no país livre de febre aftosa e para o fortalecimento da pecuária local e nacional, assegurando a competitividade dos produtos pecuários no mercado. Por isso, é fundamental que todos os produtores façam a sua parte e vacinem os animais dentro do prazo”, destacou a subsecretária de Defesa Agropecuária.

Confira, abaixo, os canais de atendimento da Defesa Agropecuária da Seagri-DF:

 

 

*Com informações da Secretaria de Agricultura