02/06/2021 às 20:28, atualizado em 02/06/2021 às 20:46

Confirmado o 1º caso de reinfecção por covid-19 no DF

Paciente, morador de Águas Claras, é do sexo masculino e tem 33 anos. Ele foi infectado em abril de 2020 e, depois, em março deste ano

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Secretaria de Saúde informa que teve a primeira confirmação de um caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Distrito Federal. O paciente, morador de Águas Claras, é do sexo masculino e tem 33 anos. O Ministério da Saúde já foi notificado.

A primeira infecção foi registrada em abril de 2020, pela variante B.1.1.28. Já em março de 2021, o paciente apresentou nova infecção, desta vez, pela variante P1. Não houve registro de internação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde são considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que o paciente tenha dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios. É necessário ainda que duas amostras positivas sejam encaminhadas ao Lacen-DF.

O caso foi o primeiro do DF que atendeu aos critérios de reinfecção, com duas amostras em boa qualidade para análise. O intervalo entre as duas ocorrências foi superior a 90 dias.

*Com informações da Secretaria de Saúde