02/06/2021 às 20:36, atualizado em 02/06/2021 às 22:04

Mais mobilidade em 5 km de vias do Morro da Cruz

Em São Sebastião, equipes trabalham para tornar a região mais acessível e segura para mais de 25 mil moradores

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Desde o início da semana, as equipes do GDF Presente estão atuando, ao lado da Administração Regional de São Sebastião, na manutenção de ruas e vias principais do Morro da Cruz. A ação faz parte de uma série de pedidos da comunidade local registrados junto à ouvidoria do governo local.

v

Aproximadamente cinco quilômetros de ruas transversais no Morro da Cruz já receberam os serviços, nos quais foram utilizados em torno de 150 toneladas de resíduos de construção civil | Foto: Divulgação/GDF Presente

Na avenida principal do bairro, pista por onde trafegam linhas de ônibus – que ligam o Morro da Cruz a São Sebastião – cerca de sete toneladas de massa asfáltica foram utilizadas em uma grande operação tapa-buracos. Já nas vias internas, as equipes focaram esforços nos ajustes de vias não pavimentadas.

[Olho texto=”“Essas áreas, que inicialmente eram rurais, vão ser transformadas em urbanas. Com isso, vamos cumprir uma determinação do governador Ibaneis de levar infraestrutura básica a esses locais, como água, esgoto e energia elétrica”” assinatura=”Alan Vallim, administrador regional de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

Aproximadamente cinco quilômetros de ruas transversais no Morro da Cruz já receberam os serviços, nos quais foram utilizados em torno de 150 toneladas de resíduos de construção civil, material doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Em outros pontos, lombadas foram instaladas para reduzir a velocidade dos veículos.

Além das equipes de trabalhadores, duas máquinas motoniveladoras (patrol), dois caminhões-pipa, uma pá carregadeira e outros seis caminhões também reforçam o trabalho. “É uma ocupação muito grande, então estamos entrando com esse material para viabilizar o acesso à região. Algumas ruas estavam intransitáveis”, explica o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Leandro Cardoso.

Processo de regularização

Com cerca de 25 mil moradores, o Morro da Cruz há anos sofre com a falta de infraestrutura urbana por ser considerada uma invasão. No entanto, essa situação está com os dias contados. No fim do ano passado, o GDF encaminhou à Câmara Legislativa projeto de lei complementar (PLC) para a regularização fundiária urbana da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos pontos do texto é a legalização de moradias no Morro da Cruz, Capão Comprido e Vila do Boa, localizadas em São Sebastião. A iniciativa é comemorada pelo administrador regional de São Sebastião, Alan Vallim. “Essas áreas, que inicialmente eram rurais, vão ser transformadas em urbanas. Com isso, vamos cumprir uma determinação do governador Ibaneis de levar infraestrutura básica a esses locais, como água, esgoto e energia elétrica”, ressalta.