04/06/2021 às 13:10, atualizado em 04/06/2021 às 14:21

Seis drive-thrus para descarte de eletrônicos e pilhas 

Na Semana do Meio Ambiente, entre 7 e 13 de junho, será possível reciclar peças sem condições de uso. Confira o calendário e os endereços

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Na Semana do Meio Ambiente (entre 7 e 13 de junho), Brasília vai receber seis pontos (veja abaixo) para o descarte correto de resíduos eletrônicos. A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos. A entrega será feita no modelo drive-thru (sem sair do carro e seguindo o protocolo para evitar a disseminação da covid-19) entre 10h e 16h.

A ação ‘Drive-thru sustentável Brasília 2021’ é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil, pela OSC Programando o Futuro, e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedict) do DF, em parceria com diversos órgãos governamentais.

Reciclotech

A ação faz parte do Reciclotech, programa do GDF, gerido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens recebidos sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.

E-lixo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.

Reciclagem de REEE ou e-lixo é um desafio da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos prejudicam o meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados,  podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site da entidade, é possível ter acesso a informações sobre a geração destes resíduos e baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico.

Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 27 pontos de entrega voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.

Serviço:

Drive-thru sustentável Brasília 2021
Informações: (61) 99231-1923 (Valéria)
Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @reciclotech e @sectidf

Dia: 7 de junho, segunda-feira
Local: Palácio do Buriti
Endereço: Zona Cívico-Administrativa
Horário: 10h às 16h

Dia: 8 de junho, terça-feira
Local: Câmara dos Deputados
Endereço: Anexo IV – Via S2
Horário: 10h às 16h

Dia: 9 de junho, quarta-feira
Local: Senado Federal
Endereço: Gráfica do Senado Via N2
Horário: 10h às 16h

Dia: 10 de junho, quinta-feira
Local: Tribunal de Contas da União (TCU)
Endereço:St. de Administração Federal Sul – Asa Sul Via S2 – entrada da garagem do Anexo III
Horário: 10h às 16h

Dia: 11 de junho, sexta-feira
Local: Ministério das Comunicações
Endereço: Esplanada dos Ministérios, estacionamento do Bloco R – Zona Cívico Administrativa
Horário: 10h às 16h

Dias: 12 e 13 de junho, sábado e domingo
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 2 Lote 22 Edif. Pres. Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Horário: 10h às 16h

*Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia