05/06/2021 às 17:17, atualizado em 05/06/2021 às 18:15

GDF auxilia no sonho da casa própria na QNM 38

Em Taguatinga, subsídio de 80% do terreno ajuda na criação de 62 lotes residenciais para abrigar famílias de baixa renda 

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Na QNM 38, em Taguatinga Norte, as máquinas e os operários se movimentam com um objetivo claro: a preparação do terreno para que, em breve, casas sejam erguidas em um local com toda a infraestrutura necessária. O terreno, localizado nos conjuntos K2, J2 e I2, foi 80% subsidiado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), e contará com 62 lotes residenciais para famílias cuja faixa de renda varia de 0 a 12 salários mínimos.

O terreno já está sendo preparado para que, em breve, as casas sejam erguidas | Foto: Divulgação

Os 20% restantes do valor do terreno e as obras de infraestrutura são de responsabilidade das 11 cooperativas envolvidas no projeto. Com o subsídio do GDF, os beneficiários vão arcar com um custo final que, diluído em seis anos, vai representar parcelas mensais de R$ 284 para cada família. Todos os beneficiados estão associados às cooperativas cadastradas junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF).

[Olho texto=”Os 62 lotes residenciais são para famílias cuja faixa de renda varia de 0 a 12 salários mínimos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A preparação do terreno consiste em obras de infraestrutura urbana necessárias para que as moradias possam ser construídas sem nenhum prejuízo para os futuros moradores. No subsolo, galerias de esgoto e redes de captação de água pluvial estão construídas. No nível do chão, massa asfáltica está sendo colocada nos trechos que vão compor as ruas. Já no alto, postes de iluminação pública também estão sendo instalados.

[Olho texto=”“A casa própria é o sonho de todo brasileiro que paga aluguel. Com o dinheiro que sobrar, vamos poder gastar com outras coisas, como investir na educação do meu filho”” assinatura=”Júlio César Costa, 31, auxiliar administrativo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quem está contando os dias para dar início à construção de sua casa é o auxiliar administrativo Júlio César Costa, 31 anos. Ele atualmente mora de aluguel com a esposa e o filho de três anos em Ceilândia e já faz planos com o dinheiro que vai economizar todo mês. “A casa própria é o sonho de todo brasileiro que paga aluguel. Com o dinheiro que sobrar, vamos poder gastar com outras coisas, como investir na educação do meu filho”, ressalta.

O presidente da Codhab-DF, Wellington Luiz, celebrou a parceria com as cooperativas para a continuidade das obras no local. “Usamos a criatividade para encontrar soluções. Esse acordo pode reduzir o valor total do terreno, permitindo que o custo ficasse dentro das possibilidades dos beneficiados, viabilizamos as obras de infraestrutura, geramos empregos e, assim, estamos garantindo o sonho da casa própria para essas famílias”, avalia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os empreendimentos sociais da QNM 38 seguem os dispositivos da lei distrital nº 3.877, de 26 de junho de 2006, que dispõe sobre a política habitacional em todo o DF. Além de Taguatinga, outro local em que a parceria entre Codhab e cooperativas está fazendo as obras avançarem é nas quadras 117 e 118 do Recanto das Emas.