07/06/2021 às 13:37

Oficinas Cozinha de Sucesso e Empregabilidade iniciam aulas

Promovidos pelo Centro de Juventude, cursos estão com as inscrições abertas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Estamos ampliando nossos projetos e ações para a juventude, trabalhando diuturnamente para entregar para os jovens do Distrito Federal políticas efetivas” ” assinatura=”Kedson Rocha, secretário de Juventude” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na manhã desta segunda-feira (7), foram ministradas as aulas magnas on-line das oficinas Cozinha de Sucesso e Empregabilidade, promovidas pelo Centro de Juventude (CJ) do Distrito Federal.

Coordenada pelo chefe de cozinha Eduardo Henrique, a oficina Cozinha de Sucesso fornecerá receitas de pães, massas e molhos, além de oportunizar aos jovens a capacitação para entrar no mercado de trabalho com um aproveitamento prático dos ensinamentos.

A aluna Monick Santos: “Eu estava desempregada e vi nessa oficina a oportunidade de me preparar melhor para o mercado de trabalho” | Reprodução: Sejuv

Já a oficina Empregabilidade, conduzida pela professora Gabriela Oliveira, tem como objetivo preparar melhor os jovens para os processos seletivos, tirando dúvidas e dando dicas sobre diversos temas relacionados ao ambiente corporativo: marketing pessoal, ética profissional, atendimento ao cliente, atendimento telefônico, negociação, trabalho em equipe, liderança, controle de qualidade, planejamento e empreendedorismo.

As aulas inaugurais contaram com a participação do secretário de Juventude, Kedson Rocha, que, na abertura das oficinas, reforçou o compromisso da Secretaria de Juventude (Sejuv): “Estamos ampliando nossos projetos e ações para a juventude, trabalhando diuturnamente para entregar para os jovens do Distrito Federal políticas efetivas, com espaço de fala, capacitação e oportunidades porque estamos comprometidos em promover dignidade para os jovens”.

Oportunidade

O secretário também agradeceu o apoio do governador Ibaneis Rocha – “que não mede esforços nem recursos quando falamos de juventude”, disse – e do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Delmasso, um dos grandes parceiros das ações da Sejuv.  Aos alunos, mandou a mensagem: “Aproveitem muito essas oportunidades aqui nos CJs [centros de juventude]. Eu tenho certeza que você que está aqui hoje, disposto a aprender, certamente já saiu na frente e está usando a sua juventude para coisas positivas”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para Monick Santos, de 21 anos, aluna da última turma da oficina Empregabilidade, o curso é uma excelente oportunidade. “Eu estava desempregada e vi nessa oficina a oportunidade de me preparar melhor para o mercado de trabalho”, contou. “Fui chamada para um processo seletivo e, mesmo sem ter concluído todas as aulas, usei todas as técnicas ensinadas até então pela professora, e o resultado não poderia ter sido melhor: fui convocada para assumir a vaga e o meu desempenho na entrevista foi tão bom que fui realocada para um departamento superior na empresa”.

Diante das restrições e dos desafios impostos pela pandemia, as unidades do Centro de Juventude seguem trabalhando intensamente. As inscrições para as atividades dos CJs são feitas no site do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap). Todos os cursos e oficinas ministrados são gratuitos e terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do Iecap .

*Com informações da Sejuv