09/06/2021 às 18:54, atualizado em 09/06/2021 às 19:50

Podas, limpeza e obras no Sudoeste

Equipes auxiliam na reforma do parquinho da quadra 104 e construção de calçada da 303; parceria com a comunidade viabiliza parte das melhorias

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

O parquinho da Quadra SQSW 104 do Sudoeste está ganhando pintura nova. Os trabalhos devem ser finalizados até o fim da semana. Quatro reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), fazem o serviço.

Moradores da quadra SQSW 303 também vão ganhar calçada nova graças a uma parceria entre a comunidade e a administração regional. A ação, que também teve início nesta semana, conta com apoio do programa GDF Presente. São 160 metros de trecho que irão dar mais comodidade e mobilidade aos pedestres. A administração vai entrar com a mão de obra e a comunidade com os materiais como areia, brita, cimento e ripa.

Foto: Divulgação/GDF Presente

A pintura do parquinho da SQSW 104 do Sudoeste deve terminar nesta semana. Quatro reeducandos da Funap, órgão vinculado à Sejus, fazem o serviço | Foto: Divulgação/GDF Presente

Síndica de um dos prédios da 303, Adriana Catante diz que o serviço vai melhorar a vida de quem anda pela região. “Essa parceria foi tudo. Era um benefício que a gente buscava há anos e que só agora saiu do papel, foi efetivada”, agradece. “Inclusive vai trazer mais conforto para os cadeirantes que moram na quadra”, reforça.

[Olho texto=”Pelo menos oito projetos foram feitos com parceria entre governo e comunidade, como a recuperação de quatro escadas nas quadras 102, 103 e 302, além da praça da QRSW 1. Com apoio de motociclistas, um local de encontro no Setor de Oficinas será reformado” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a administradora Tereza Lamb, essa colaboração comunitária é boa para os dois lados. “Funciona pelo retorno rápido que a gente dá para a sociedade”, explica. “Toda vez que recebemos uma reclamação dos moradores, deixo claro que muitas vezes não podemos atender de imediato. Nesse modelo tem funcionado, todos ficam satisfeitos”, conta.

Pelo menos oito projetos foram realizados na cidade com essa proposta de parceria entre o público e o privado. Entre eles, a recuperação de quatro escadas em três quadras diferentes da região administrativa, por exemplo, localizadas na 102, 103 e 302, além da praça da QRSW 1, recentemente encampada no projeto Adote uma Praça. Com a ajuda de motociclistas da cidade, um local de encontro no Setor de Oficinas também será reformado. Tudo com o suporte operacional do GDF Presente.

“Começamos a limpeza esta semana com ajuda do GDF Presente, que são grandes colaboradores das nossas ações na cidade”, agradece, Tereza Lamb. “Graças ao apoio do GDF Presente, muitas ações das administrações podem ser atendidas com agilidade”, observa o coordenador do Polo Central, Luciano Almeida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Limpeza urbana

Outra ação em andamento no Sudoeste que começou após o feriadão de Corpus Christi é a limpeza em várias partes da região. Dez homens do polo central do GDF Presente, com apoio de mão de obra da administração regional, fizeram os trabalhos de retiradas de galhos e folhas de árvores, além de inservíveis – móveis ou materiais domésticos descartados por moradores. Os trabalhos serão realizados ao longo da semana.

“Os trabalhos de limpeza de lixo verde são feitos frequentemente nas RAs, devido a esse feriado prolongado, a cidade ficou bastante suja, então vamos estender os serviços até esta sexta-feira (11)”, detalha Luciano Almeida.