10/06/2021 às 21:52, atualizado em 10/06/2021 às 22:16

14 áreas públicas da Asa Sul disponíveis para esporte e lazer

Parceria entre governo e sociedade civil poderá explorar espaços com o objetivo de administrar ou realizar atividades de natureza socioesportiva

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Regularizar áreas públicas e democratizar o acesso a práticas esportivas e de lazer: estes são os objetivos do chamamento público feito pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para selecionar entidades interessadas em ocupar tais espaços com atividades de natureza esportiva, social e de lazer. Nesta quinta (10), as organizações entregaram as propostas à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), conforme prazo estabelecido em edital.

[Olho texto=”“Estamos trabalhando muito para que, no momento adequado, as pessoas possam voltar com tudo à prática esportiva. E a nossa missão é justamente esta: disponibilizar espaços esportivos com qualidade”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Três áreas, localizadas nas EQS 102/103, EQS 106/107 e EQS 114/115, da Asa Sul, além de 11 salas individuais no Complexo Aquático Cláudio Coutinho (antigo Defer ), foram disponibilizadas pela SEL para o chamamento, em cumprimento à determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para regularizar a ocupação dos espaços, que eram usados por terceiros sem qualquer documento de permissão de uso ou recolhimento das taxas pertinentes.

As áreas poderão ser utilizadas pelas entidades selecionadas tanto como parte administrativa quanto para realização das atividades de desenvolvimento socioesportivo, dependendo de em qual incumbência a organização for especializada. Além disso, a SEL também prevê que modalidades paradesportivas também sejam beneficiadas.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, celebrou a efetivação do processo para seleção das entidades. “Estamos trabalhando muito para que, no momento adequado, as pessoas possam voltar com tudo à prática esportiva. E a nossa missão é justamente esta: disponibilizar espaços esportivos com qualidade”, afirma.

A intenção do GDF é cada vez mais firmar esse tipo de parceria com entidades da sociedade civil, sempre de maneira regular e transparente, como explica o subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Flamarion Vidal Araújo. “Ganha muito a sociedade, na medida da prestação de cunho social e esportivo que vai ser desenvolvido em cada uma dessas localidades”, avalia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após a entrega das propostas, representantes da SEL irão analisar as mesmas e, de acordo com o cronograma, o resultado preliminar da classificação será divulgado no próximo dia 21. Passada a fase de recursos, a resolução definitiva das entidades vencedoras será homologada e divulgada em 6 de julho. Todos os espaços disponibilizados no chamamento são públicos, porém serão de uso exclusivo das entidades vencedoras, garantido por período determinado.

 

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer