10/06/2021 às 15:05, atualizado em 10/06/2021 às 15:21

Praça do Buriti entra em reforma e terá de volta fonte e iluminação

Local não passava por intervenções desde 2014. Governador Ibaneis autoriza início imediato dos serviços, com investimento de R$ 2 milhões

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A Praça do Buriti será reformada. Nesta quinta-feira (10), o governador Ibaneis Rocha autorizou o início imediato da obra. O investimento para fazer os reparos necessários nas fontes, chafarizes, sistemas elétrico e hidráulico e refletores é de R$ 2 milhões. A obra está a cargo de empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Nesta quinta-feira (10), o governador Ibaneis Rocha autorizou o início imediato da obra | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A última reforma no monumento ocorreu em 2014, quando foram feitos reparos pontuais. Depois disso, as fontes foram desligadas por falta de manutenção. A previsão é que o serviço dure 120 dias e gere 30 empregos. A proposta do governo é devolver o espaço à população para que a praça possa receber o prestígio de outros tempos.

“Vamos devolver a Praça do Buriti ao povo. As pessoas têm um carinho especial com a história da nossa capital, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, por isso estamos recuperando monumentos e equipamentos da nossa cidade”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

No local já foram instalados os tapumes para o início dos trabalhos. O sistema das fontes vai ser todo reformado. Entre os serviços estão a impermeabilização, a restauração de chafarizes, das bombas de alta pressão e do concreto que delimita a área das fontes. Os atuais refletores serão substituídos pelos de lâmpadas em LED. Os quadros elétricos também serão trocados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, avalia: “Brasília se consolida cada vez mais como um destino turístico, então precisamos oferecer atrações para incentivar cada vez mais a vinda de visitantes. Isso aquece a economia e gera emprego e renda”.

Inaugurada em 1969, a simbólica praça que leva o nome de uma espécie de palmeira, o buriti, está no centro dos três poderes do DF e abriga as sedes do Tribunal de Justiça, da Câmara Legislativa, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além do Palácio do Buriti.