11/06/2021 às 20:32

Desempenho urbano ambiental agora tem índice de medição

O Iuda foi lançado nesta sexta-feira (11) e visa avaliar e monitorar o comportamento das áreas urbanas do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) estima que a capital do país tenha cerca de três milhões de habitantes, sendo que 97% na área urbana. Com isso, aproximadamente 60% da vegetação natural do DF foi reduzida para dar espaço aos centros urbanos, pastos e áreas agrícolas.

[Olho texto=”“As políticas baseadas em evidências para planejamento territorial e para a gestão de política ambiental no DF são importantes, e o índice serve para contribuir na formação desse tipo de política”” assinatura=”Jean Lima, presidente da Codeplan” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com intuito de avaliar e monitorar o comportamento ambiental das áreas urbanas de cada região administrativa, e subsidiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a gestão de políticas públicas ambientais, a Codeplan lançou, nesta sexta-feira (11), o Índice Urbano de Desempenho Ambiental do Distrito Federal (Iuda-DF).

Renata Florentino, diretora de estudos urbanos e ambientais da Codeplan, ressalta a relevância do índice: “O Iuda é importante para focarmos localmente em algumas políticas públicas pra dar conta de melhorar as condições de vida da população”. Jean Lima, presidente da Codeplan, completa: “As políticas baseadas em evidências para planejamento territorial e para a gestão de política ambiental no DF são importantes, e o índice serve para contribuir na formação desse tipo de política”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a realização do estudo, foram utilizados dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2018, e em sua construção, foram selecionados indicadores que caracterizam quatro dimensões: área verde, saneamento básico, sustentabilidade e resiliência. A partir desses indicadores, o Iuda apresentou uma síntese da sustentabilidade ambiental das regiões administrativas do DF.

O estudo completo pode ser acessado no portal da Codeplan.

*Com informações da Codeplan