14/06/2021 às 13:38

Estrutural recebe, esta semana, ‘Sejus Mais Perto do Cidadão’

Em parceria com várias instituições, programa do GDF oferece à população atendimento gratuito em diferentes âmbitos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=” “As pessoas terão diversos serviços reunidos em um único local; isso é cidadania e direito de todos” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa Sejus Mais Perto do Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), levará à Estrutural vários serviços gratuitos para atender a população na quinta e na sexta-feira (17 e 18), das 9h às 17h. O atendimento será prestado no Setor Central, Área Especial 5, ao lado da Administração Regional da Estrutural.

Entre os serviços ofertados, estão a emissão da primeira e segunda via da identidade, os atendimentos do Procon e Na Hora e de assistência jurídica da Carreta da Defensoria Pública do DF. Na área da saúde, os moradores serão atendidos por nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, oftalmologistas e psicólogos. A programação também inclui serviços de barbearia e, para as mulheres,  a carreta da beleza.

Na avaliação da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o evento é uma oportunidade para que a população mais vulnerável do DF possa ter acesso às ações de cidadania. “As pessoas terão diversos serviços reunidos em um único local; isso é cidadania e direito de todos”, diz. “Sejus Mais Perto do Cidadão é uma política de Estado, é [uma ação] contínua e chega aqui na Estrutural para atender as demandas da comunidade com praticidade, agilidade, segurança e conforto”.

[Olho texto=”Programa foi instituído como permanente, por meio de decreto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da prestação de serviços, haverá exposições do Museu das Drogas, com orientação sobre prevenção e combate ao uso de entorpecentes; a feira do Corpo de Bombeiros e a oficina da Cozinha Brasil, realizada em parceria com o Sesi, e ainda a Feira de Talentos, com a comercialização de produtos das pessoas atendidas pelo programa Pró-Vítima, da Sejus.

Todo o atendimento é realizado por meio de parcerias entre órgãos do GDF | Arte: Divulgação/Sejus

O programa

O programa se tornou política de Estado para que a população do DF consiga acessar os serviços de forma continuada. O governador Ibaneis Rocha instituiu de forma permanente o Sejus Mais Perto do Cidadão, por meio do Decreto 39.774, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em abril de 2019.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa está em sua décima segunda edição e já passou pelas regiões administrativas do Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Itapoã, São Sebastião, Brasilândia, Recanto das Emas, Planaltina e outras. Em 2019, foram 63.434 atendimentos; em 2020, foram 9 mil atendimentos, totalizando, até agora, 72.434 atendimentos.

Na ação, a Sejus conta com a parceria da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Sesc, Clínica Visão Catarata, Detran, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Defensoria Pública  do DF e Administração Regional da Estrutural.

 Sejus Mais Perto do Cidadão

  • Data: quinta e sexta-feira (17 e 18), das 8h às 17h;
  • Local: Praça Central da Estrutural, ao lado da Administração Regional;
  • Haverá distribuição de álcool gel. Uso de máscaras é obrigatório.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania