14/06/2021 às 17:07, atualizado em 14/06/2021 às 19:17

Iluminação pública de LED chega ao Setor Leste do Gama

Quadra 50 terá 217 novas luminárias que têm manutenção mais fácil, reduzem o valor da conta de luz em até 40% e aumentam a sensação de segurança

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

“Não acredito que o LED chegou aqui. Estou muito feliz”. Foi com esse entusiasmo que o morador do Gama Manuel Elias se aproximou para checar o trabalho das equipes da CEB na manhã desta segunda-feira (14). O projeto de eficientização da iluminação pública contemplará toda a Quadra 50 do Setor Leste do Gama e haverá a troca de 217 luminárias convencionais por modelos de LED.

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, exibe a lâmpada antiga e a de LED, muito mais econômica | Foto: CEB Ipes

Essa ação faz parte do programa Luz que Protege, que tem como objetivo atuar em locais sensíveis ao maior índice de criminalidade. “Através da revitalização da iluminação pública é possível aumentar a sensação de segurança e a qualidade de vida de uma comunidade. Foi com esse intuito que desenvolvemos o Luz que Protege, que tem levado o LED a todas as regiões administrativas”, disse o presidente da CEB, Edison Garcia.

Para a administradora do Gama, Joseane Feitosa, a modernização da iluminação era um pedido da população. “A comunidade do Gama fica muito feliz com esse presente do governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e da CEB, que traz mais segurança e conforto para todos. Nós estamos fazendo novos levantamentos para colocar o LED em outras ruas, inclusive porque esse modelo de luminária é mais econômico”, disse Feitosa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O LED possui uma série de benefícios, sendo a economia na conta de energia da região administrativa uma das mais relevantes, podendo chegar a uma redução de 40% do valor. Além disso, a necessidade de manutenção é menor do que as luminárias convencionais de vapor de sódio e também possui uma vida útil maior.

O projeto está sendo realizado com recursos da CIP – Contribuição de Iluminação Pública, no valor de R$ 195 mil, e será finalizado até  a próxima sexta-feira (18).

*Com informações da CEB Ipes