16/06/2021 às 15:58, atualizado em 16/06/2021 às 16:17

Governo assume em julho a gestão do transporte de passageiros do Entorno

Com a medida, 396 linhas de ônibus de 11 municípios serão fiscalizadas pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A partir de 8 de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai gerir e fiscalizar a prestação dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ficará responsável pelas linhas de ônibus que ligam Brasília e as regiões administrativas do DF aos municípios goianos do Entorno.

De acordo com a publicação, a ANTT transfere ao GDF as autorizações das sete operadoras que atuam nas 396 linhas de 11 cidades. As autorizações serão mantidas até a próxima licitação, que será realizada pelo GDF | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A delegação do transporte semiurbano para o GDF foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a publicação, a ANTT transfere ao GDF as autorizações das sete operadoras que atuam nas 396 linhas de ônibus entre o Distrito Federal e as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Girassol, Luziânia, Mansões Marajó (Cristalina), Monte Alto (Padre Bernardo), Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Plano de Outorga

Todas as autorizações serão mantidas até a próxima licitação, que será realizada pelo GDF. No novo Plano de Outorga (licitação), o GDF poderá fazer modificações estruturais no sistema semiurbano. O objetivo é melhorar os serviços e tornar o sistema de transporte mais eficiente por meio da racionalização dos itinerários e redução no tempo das viagens.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, a integração do semiurbano com o transporte do Distrito Federal vai possibilitar a otimização do sistema tornando as viagens mais confortáveis para os usuários. “Nós já autorizamos que algumas linhas transitem pelas faixas exclusivas e no corredor do BRT, e já estendemos algumas linhas que antes só atendiam o DF para que atendam também as cidades goianas próximas da fronteira”, afirmou.

Após a conclusão da transferência, a Semob iniciará os serviços de fiscalização e o planejamento das linhas, devendo elaborar o novo Plano de Outorga para o transporte do Entorno.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade