18/06/2021 às 19:17

Casos de dengue seguem em queda no Distrito Federal

Até o momento, a redução foi de 78% em relação ao mesmo período do ano passado

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”  “As ações são contínuas, com vistas à diminuição da população de vetores, compreendendo o fenômeno da sazonalidade e as especificidades de cada período” ” assinatura=”José Carlos Natal, diretor da Dival” esquerda_direita_centro=”direita”]

Este ano, até a Semana Epidemiológica 22 – que corresponde ao período de 30/5 ao dia 5 deste mês –, o Distrito Federal registrou uma queda de 78% no número de casos prováveis de dengue, na comparação com o mesmo período de 2020.

Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico semanal da Secretaria de Saúde (SES), e o cenário é reflexo das ações executadas de forma contínua pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival). “As ações são contínuas, com vistas à diminuição da população de vetores, compreendendo o fenômeno da sazonalidade e as especificidades de cada período”, explica o diretor da Dival, José Carlos Natal.

Cuidado com água parada: pode ser um foco do mosquito transmissor da dengue | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

No período da seca, são intensificadas as ações de educação em saúde, retirada de inservíveis (objetos que não servem mais e podem ser reservatórios de água parada, propício ao desenvolvimento de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue), manejo do lixo de forma preventiva e conscientização da corresponsabilidade de toda a população.

“As ações desenvolvidas no período interepidêmico [entre uma epidemia e outra] são de suma importância para a diminuição dos vetores na época em que a circulação viral é baixa, no intuito de evitar o aumento de casos no período das chuvas”, pontua o diretor.

Notificações

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Até o momento, foram notificados 8.446 casos prováveis de dengue. A Região de Saúde Norte apresentou o maior percentual de casos prováveis (41,1%) em relação ao total de episódios do DF, seguida da Região Leste (14,7%).

As regiões administrativas que mais apresentaram registros da doença foram Planaltina (2.002 casos prováveis), Sobradinho (871), Ceilândia (807), Sobradinho II (571) e São Sebastião (491).

Mesmo com o cenário de queda de casos, é preciso manter as ações e o combate aos vetores. “Devemos lembrar que, no âmbito das arboviroses, todo dia é ‘dia D’”, reforça José Natal. O gestor recomenda à população que não se descuide e siga com os cuidados dentro e fora de casa, buscando evitar água parada e a proliferação do mosquito.

Óbitos

Em 2021, até a Semana Epidemiológica 22, foram registrados cinco óbitos, três em Ceilândia e dois em Planaltina. No mesmo período do ano passado, foram 35 óbitos.

*Com informações da Secretaria de Saúde