18/06/2021 às 19:50

Comissão de Emergências Ambientais define EPIs e insumos

Grupo tem como missão desenvolver respostas rápidas para fatalidades com produtos perigosos

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2), do Distrito Federal, realizou, nesta sexta-feira (18), sua terceira reunião extraordinária do ano. O encontro consolidou a relação de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem adquiridos pelos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), que compõem a comissão.

Além da aquisição conjunta de equipamentos, a CD-P2R2 prevê a capacitação de servidores para atuar em emergências. Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

“Essa relação será inserida em um caderno de compras para que a Comissão possa buscar apoio financeiro para aquisição”, explicou o superintendente de fiscalização do Instituto Brasília Ambiental, David Lago Ferreira, representante do Instituto Brasília Ambiental na CD-P2R2 e coordenador do encontro.

A reunião tratou também dos próximos passos com relação aos outros dois Grupos de Trabalho (GTs) ativos da comissão. Um trata do Mapeamento de Áreas de Risco, o outro é responsável pela construção do Plano de Ação de Emergência do Distrito Federal. No encontro foram apresentados ainda os adesivos com o logotipo do colegiado para fins de divulgação dos trabalhos.

Objetivos

A CD-P2R2 é uma comissão permanente, criada pelo decreto 38.528/ 2017, com objetivo de desenvolver ações de preparação, prevenção e resposta rápida para situações de emergência ambiental com produtos químicos perigosos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Comissão prevê a capacitação de servidores dos órgãos e o desenvolvimento de ações como barreiras de fiscalização, aquisição conjunta de materiais, equipamentos, insumos e serviços para atendimento emergencial. E, ainda, a elaboração de um Plano Distrital que defina a atribuição de cada instituição nas situações de emergências e o mapeamento de áreas de risco no DF, entre outras iniciativas.

Além do Brasília Ambiental, contaram com representantes na reunião, o Corpo do Bombeiros, Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), DF Legal, Polícia Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Seagri, Caesb e Ibama.

*Com informações do Brasília Ambiental