18/06/2021 às 19:47, atualizado em 19/06/2021 às 10:33

Faz parte do grupo de risco? Vacine-se contra a influenza, já!

Doença é tão perigosa quanto a covid-19 e pode levar a óbito

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A vacinação contra o vírus influenza continua em cem unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. A campanha, que está em sua terceira fase, tem por objetivo vacinar 90% do público-alvo estimado em 1.117.656 pessoas que fazem parte do grupo de risco. Quem ainda não se vacinou, deve procurar um dos pontos de vacinação, sem agendamento, para ser vacinado.

Os grupos elegíveis para a vacinação são:

Além dessas pessoas, a vacina está disponível para quem faz parte de todas as fases da campanha. Até o momento, a Secretaria de Saúde vacinou 414.822 pessoas. Enfermeira da área técnica de imunização, Fernanda Ledes destaca a importância de ir na UBS e se imunizar.

“Tendo em vista o aumento no número de casos de covid-19, a vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis com risco de desenvolver formas graves da doença, bem como reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza na população”, explica.

As coberturas vacinais, considerando os públicos-alvos, são maiores para os professores (62,9%) e gestantes (55,5%).

Veja na arte abaixo o andamento da campanha no DF:

Vacina contra influenza ou covid-19?

Quem recebeu recentemente a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. A orientação da subsecretaria de Vigilância à Saúde é que as pessoas que são público-alvo da vacina contra o coronavírus priorizem receber esse imunizante, aguardem 14 dias, e faça a da gripe.

Caso ainda não tenha chegado a vez de vacinar contra a covid-19, a recomendação é fazer a vacina contra a influenza, esperar o intervalo mínimo e começar o esquema da vacina contra o coronavírus assim que chegar a vez.

Segundo Fernanda Ledes, a “influenza é uma doença respiratória que, assim como a covid-19, também leva a internações e complicações à saúde”. “Então, eu reforço a necessidade de quem está no grupo elegível para vacinação que procure uma unidade de saúde e vacine-se”, indica.

Quem tomou a vacina CoronaVac, o indicado é tomar a vacina contra influenza 14 dias após completar o esquema vacinal, uma vez que esta vacina tem intervalo de até 28 dias para aplicação da segunda dose. Para as vacinas Pfizer/BioNTech e AstraZeneca o intervalo é de 90 dias, portanto há prazo suficiente para fazer a vacinação contra influenza dentro desse período.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vírus 

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus de mesmo nome nos tipos A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

A vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e B. Ela é contraindicada para crianças menores de seis meses de idade e pessoas com história de anafilaxia (reação alérgica grave) a doses anteriores, que apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra a influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

*Com informações da Secretaria de Saúde