19/06/2021 às 09:21, atualizado em 19/06/2021 às 09:23

Inscrições para olimpíada e jornada de conhecimentos

Instituto Federal de Brasília (IFB) promove competições destinadas a estudantes e demais interessados

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Olimpíada será toda no formato on-line, devido à pandemia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na próxima terça-feira (22), o Instituto Federal de Brasília (IFB) lança a IX Olimpíada de Programação, aberta a toda a comunidade. Para participar, o interessado deve ter conhecimentos básicos em linguagem de programação em Java, C, C++, C#, Go, Python, Ruby, Scala, Lua, JavaScript ou Kotlin. Devido às restrições relacionadas à covid-19, esta edição da olimpíada será exclusivamente on-line.

Cada participante terá que resolver três questões de programação. Essas questões estarão disponíveis no site da plataforma durante o período de duração do evento. O interessado deverá acessar o Portal URI Online e criar um login.

Ao entrar na plataforma, basta criar um time de até três participantes em “Gerencie seus Times”. Depois, acesse a aba Torneio /“IX Olimpíada de Programação IFB 2021.1 – Iniciante”. No dia e horário do evento, os inscritos deverão acessar o site e enviar as respostas para as questões.

Segundo o professor do Colegiado de Informática do IFB Campus Brasília Alisson Wilker, o objetivo é estimular uma cultura de resolução de problemas e preparar os participantes para maratonas nacionais e internacionais, com foco no “desenvolvimento do raciocínio lógico e da aplicação de conceitos de lógica de programação”.

II Jornada de Física

Outro evento promovido pelo IFB com participação aberta ao público é a II Jornada de Física, de 5 a 9 de julho. “As inscrições estão abertas a odo o universo”, resume o professor Erick Leão, do IFB Campus Taguatinga.  O projeto convida a dialogar e debater assuntos de interesse na área da física voltados para graduandos, professores que atuam no ensino médio ou superior e curiosos por temas científicos em geral.

No ano passado, a jornada reuniu mais de 2,3 mil participantes. De acordo com o Colegiado de Licenciatura em Física do IFB Campus Taguatinga, a programação será detalhada nos próximos dias, mas as inscrições já estão abertas no site Even3.

*Com informações do Instituto Federal de Brasília